sábado, 27 de janeiro de 2018

O mal é sofrimento auto-imposto, que pode ser evitado. X


Temos de nos queixar apenas de nós mesmos pelas consequências más que decorrem da nossa indulgência em atividades prejudiciais à nossa saúde psicológica, moral, espiritual e física. Empenhamo-nos em prazeres pessoais do momento, sem considerar como eles nos afetarão e aos outros; e organizamos a destruição social a fim de crescermos à custa dos outros. Essa espécie de mal os homens podem e devem aprender a evitar.

De tudo que foi visto, podemos concluir que:

Deus criou o mal para satisfazer a justiça divina, e para possibilitar a existência do bem, tendo dado ao homem o livre-arbítrio para praticar o bem ou o mal. Quando pratica o mal, o homem é responsável por ele, e não Deus.


Sublime Redenção - Milton Azevedo


 

sábado, 20 de janeiro de 2018

Ideias equivocadas




Se você não se preocupa com teologia isso não significa que você não tenha ideia alguma a respeito de Deus. Significa, isto sim, que você tem uma porção de ideias equivocadas, ruins, confusas e ultrapassadas.


C S Lewis



sábado, 13 de janeiro de 2018

O mal é um bem em potencial que se extraviou. IX




A ambição, que é um impulso sadio do homem na busca do conhecimento, torna-se revoltante quando ele a emprega mal, na exploração do próximo, para desperdiçar suas próprias sensibilidades. O sexo, que deveria ser o anseio sadio para o homem casar-se, criar um lar e formar uma família, pode levar a corrupção e à destruição. O amor ao país, sendo uma lealdade positiva, pode transformar-se em chauvinismo e imperialismo.

Sublime Redenção - Milton Azevedo Andrade




sábado, 6 de janeiro de 2018

Perdendo




A mulher que coloca um cão como centro da sua vida acaba perdendo não apenas a utilidade e dignidade como ser humano, mas abrindo mão do próprio prazer de cuidar de um cachorro. O homem que faz do álcool seu principal bem perde não somente o emprego, mas o paladar e toda a capacidade de desfrutar dos níveis iniciais (os únicos que dão prazer) da intoxicação.


C S Lewis