A relação da Psicologia com a Teologia é apenas indireta, mas tem profunda relação com a Bíblia. Se não formos capazes de entender esse ponto vamos cair de novo em um erro comum: o de supor que existe, por um lado, uma psicologia "neutra e objetiva", que estuda o comportamento humano, e, por outro, uma teologia preocupada com a "vida espiritual" do homem.
A psicologia atual precisa ser convertida (ou seja, virada) de maneira radical. Seu edifício deve ser desmontado, tijolo por tijolo, e, em seguida, cada tijolo deve ser analisado individualmente para ver se é útil ou não. Alguns tijolos terão de ser jogados fora, enquanto outros serão reaproveitados, depois de voltarem para o forno. E será de suma importância constatar que todo o edifício a que chamamos psicologia terá de ser erguido sobre novos alicerces.
Willem Johannes Ouweneel
Houve uma época em que muitas pessoas pensavam que os cientistas fossem investigadores que coletavam os fatos de forma imparcial e, então, utilizavam-nos para formar teorias. Hoje, ainda há pessoas que pensam dessa forma, até mesmo cientistas; mas um grande número de cientistas sabe que não é simplesmente assim. Por um lado, não existe algo como um cientista "imparcial". Por outro, não se pode apenas recolher fatos, porque não se saberia por onde começar. Quando os cientistas coletam dados, tem um propósito muito específico em mente. Eles recolhem muito seletivamente, precisamente porque partem de uma série de ideias preconcebidas que pretendem testar ao longo de suas pesquisas. Além disso, devemos perceber que eles começam a pesquisa por um conjunto de ideias muito gerais sobre a natureza do mundo, sobre o que é o homem, sobre o que é o conhecimento, sobre o que é a ciência, e assim por diante. Essas ideias são de tal natureza que não podem ser testadas. Elas pertencem ao reino da fé, do ponto de vista do cientista.
Willem Ouweneel