sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Um novo começo

Tema: Um novo começo !!      


  Texto: Gênesis 8:1-5

 O dilúvio foi o maior cataclismo da história. Durante quarenta dias e quarenta noites todas as fontes de água foram abertas, os lençóis freáticos, as janelas dos céus, houve uma copiosa chuva. As águas prevaleceram sobre a terra e todos os montes foram cobertos. Tudo que tinha fôlego de vida morreu. Salvaram-se somente Noé e os que com ele estavam na arca. As águas do dilúvio prevaleceram sobre a terra por cento e cinqüenta dias. Mas ao cabo desses dias à arca repousou sobre as montanhas de Ararate. Montanhas essas compreendidas na região entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque. A história do dilúvio está escrita na maioria das culturas antigas: Os Sumérios, os Assírios, os Babilônios, todos esses tem o dilúvio registrado em seus acervos literários. Não analisaremos o dilúvio por completo nesta noite, mas vamos enfocar o processo pelo qual Deus se relacionou com o homem proporcionando a ele “um novo começo”.
Deus trouxe o dilúvio porque a terra estava toda contaminada, cheia de violência, os pensamentos dos homens eram maus. Em meio a todo esse contexto, um homem fez Deus sorrir, Noé. A fim de compreendermos o mover de Deus, convém analisarmos o período do dilúvio por fases.


I.)            TEMPO DE TEMPESTADE – Gênesis 8:1

ð  Deus está acima de todas as dificuldades – Precisamos entender que Deus é maior que qualquer cataclismo, qualquer dificuldade. “...baixaram as águas.” Você está passando por dilúvio ? Você está sendo abalado por Deus, a ponto de sentir uma tempestade sobre a sua vida ? Ouça o que Deus diz para você: Eu sou maior que o dilúvio que você está passando. E quando eu soprar o vento do meu Espírito as águas vão abaixar. Amém !!!

ð  Deus não se esqueceu dos seus – “Lembrou-se Deus de Noé...” Não estamos esquecidos por Deus. Noé passou pelo dilúvio, mas Deus não esqueceu dele. Não importa a tempestade que passamos, Deus não esquece dos seus. ( Isaías 49:14-15 ) “Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça o filho do seu ventre ? Mas ainda que viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei  de ti.”

ð  A tempestade produz mudanças – A terra foi abalada, a vida de Noé foi abalada. Imagine ele vendo toda a humanidade sendo destruída. E por fim tendo que começar de novo. Você já teve alguma experiência como a de Noé ? Ter que começar do nada ? Tempo de tempestade é tempo de mudança. Quando Deus abalar a sua estrutura pessoal, é para melhorar a sua vida. Quando Deus abalou o mundo com o dilúvio, uma nova humanidade foi criada. Tem pessoas que gostam de calmaria, cuidado !! Nem sempre é bom, pode representar apatia espiritual. Às vezes Deus precisa abalar sua vida para que você desperte. Tempestade é tempo de mudanças, amém.

ð  A tempestade produz provações – “Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca ( Gn 8:6 )”. Na Bíblia o número 40 representa períodos de provações. Quanto tempo Israel peregrino no deserto ? Quanto tempo Jesus foi tentado? O dilúvio foi uma forma de provação que Noé teve de enfrentar. Toda a provação de Deus tem um tempo nas nossas vidas. Temos que perseverar nesta hora. A benção de Deus virá no tempo determinado.

ð  Na provação, as janelas se abrem – Noé abriu a janela. Deus tem uma janela para sua vida, você crê nisso ? Pode tudo parecer escuro, desesperançoso, mas quando a provação de Deus findar, a janela que Deus tem para a sua vida vai se abrir. Glória a Deus !!! O interessante é que quando Noé abriu a janela, ele soltou um corvo, e este ia e voltava, não era o tempo de Noé agir, ele tinha que esperar mais um pouco. Às vezes Deus faz o mesmo conosco, mas logo chegará à hora de enviar a pomba, símbolo de paz, símbolo do Espírito Santo. Amém !!!

É tempo de tempestades, mas Deus é maior que a tempestade. Deus não se esquece dos seus. A tempestade traz mudanças, produz provações, mas em meio a elas as janelas se abem.


II.)           TEMPO DE PAZ – Gênesis 8:8


ð  A paz liberada ( Vs.9 ) – Ao soltar a pomba, Noé iniciou um período de paz. A pomba, símbolo de paz, voou sobre as águas do dilúvio e a paz foi liberada. Mas ainda havia água sobre a terra. Muitas vezes vivemos nesse período de paz. Ela é liberada por Deus, mas águas que representam os problemas da nossa vida, ainda são visíveis, não há terra firme. Lembra de Gênesis 1, o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. No dilúvio não foi diferente, vemos o Espírito de Deus pairando sobre as águas, sobre a tribulação, sobre a morte. Temos que aceitar a liberação da paz de Deus nas nossas vidas.

ð  A paz vislumbrada ( Vs.11 ) – Depois de sete dias Noé volta a soltar a pomba, desta vez ela volta com um ramo de oliveira no bico. O que isso significa? A oliveira é uma árvore baixa. Isso mostra que as águas estavam baixas, a benção estava próxima. Glória a Deus!!! Pela fé podemos vislumbrar a paz de Deus nas nossas vidas, na nossa família, no nosso trabalho. Amém. Como está seu coração agora? Rancoroso, com mágoas? Deixe a paz de Deus liberar vitória na sua vida agora. Pequenos sinais antecedem a vitória.

ð  A paz estabelecida ( Vs.12 ) – Eu tive a experiência de viajar  de avião, por três vezes eu fui e voltei de Brasília. Numa das vezes eu sentiu o que é uma turbulência. A paz só foi estabelecida quando eu senti o pouso do avião. Eu fico imaginando a paz no coração de Noé, quando percebeu que a arca estava em terra firme. Se você está apenas vislumbrando a paz de Deus, tenha paciência. O Senhor vai estabelecer paz na sua vida. Hoje há luta, amanhã haverá paz; Hoje há abalo, amanhã você estará em terra firme. O monte Ararate tipifica Jesus Cristo. Repousa a sua arca sobre ele, encontre nele a paz que tanto você precisa, paz no seu casamento, na sua casa, na sua igreja, na sua vida. Amém.

III.)          TEMPO DE RECOMEÇO – Gênesis 8:15


ð  Se inicia com Deus falando ( Vs.15 ) – “Então disse Deus a Noé...” Deus tem um novo começo para sua vida. Creia, Deus está falando com você. Deus nos comunica pela Sua Palavra, ela é viva. Deus quer que você ande em novidade de vida, amém!!!

ð  Liberta o homem da provação ( Vs.16 ) – “Sai da arca...” A arca também significa proteção, mas uma proteção supervisionada. Ouça Deus dizer: Saia da Arca, acabou o tempo da provação. Você é livre!!! Jesus te fez livre. Olha que interessante, Noé sai da arca, mas ele está em cima do monte. Ele tinha uma visão privilegiada. Você tem a visão diferenciada, a visão de Deus, amém.

ð  Move o homem a adorar a Deus ( Vs.20 ) – “Noé levantou um altar ao Senhor...” Antes de construir sua própria casa, Noé levanta um altar. Nesse novo começo de vida, não deixe Deus ser segundo plano. Nós temos que dar o melhor para Deus. Você adora a Deus quando você dá o melhor para Ele. Adorar não é cantar, no original significa “prostrar-se”. Isso mostra arrependimento, rendição. Quando você diz: Sou pecador, perdoá-me. Isso é adoração. Comece a nova vida com Deus confessando seus pecados.

ð  Produz misericórdia ( Vs.21 ) – “O Senhor aspirou o suave cheiro...não vou mais amaldiçoar a terra...”  Deus vai olhar para você com misericórdia, com compaixão. Passou o dilúvio, passou o juízo. Agora é hora de exalar o perfume de Cristo. Amém !!

ð  Produz frutificação ( Gn 9:1 ) – “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.”  Quem entrou na arca com Noé sem contar os animais ?? Não tinha netos. Deus quer que você frutifique. É tempo de multiplicar, de conquistar, de prosperar em todas as áreas da sua vida. Temos que povoar a terra no sentido espiritual. Glória a Deus !!!


ð  Tempo de recomeço produz aliança ( Gn 9:9-10 ) – “Estabeleço a minha aliança...” A aliança de Deus é com você, com sua família, com sua descendência. Quando Deus faz aliança com o homem, ele faz por completo. Nas montanhas de Ararate Deus estabeleceu uma aliança com Noé, na cruz, Jesus fez uma aliança eterna comigo e com você, amém!!!




Pastor Marcelo Augusto S Amaral
Fone: 44 9910-0806/8812-5668 ou 9991-9129/8832-5375
Comunidade Cristã Apostólica Moriah - CCAM
Não estamos na Rede, Somos a Rede Apostólica Aliança - RAA



Nenhum comentário:

Postar um comentário