sábado, 25 de dezembro de 2021

peso

 Supor que o cristianismo nasceu em um mundo ignorante, crédulo e pré-científico é simplesmente incorreto diante dos fatos. O mundo antigo conhecia as leis da natureza tão bem quanto nós, e sabia que cadáveres não se levantavam dos túmulos. O cristianismo conquistou a confiança em virtude do enorme peso das evidências de que um homem tinha realmente ressuscitado dos mortos.


John Lennox

A ciência pode explicar tudo?



sábado, 18 de dezembro de 2021

ateus tem fé?

 Essa confusão sobre a natureza da fé leva muitos a cometerem outro erro grave: pensar que nem ateísmo é um sistema de crenças e a ciência não existe sem fé.

O físico Paul Davies afirma que a atitude científica correta é, em essência, teológica: A ciência só pode prosseguir se o cientista adotar uma cosmovisão teológica". Ele aponta que "mesmo o cientista mais ateu aceita como um ato de fé [...] uma ordem na natureza semelhante à lei que seja, ao menos em parte, compreensível para nós". Albert Einstein pronunciou estas palavras muito conhecidas: ... a ciência só pode ser criada por aqueles que estão profundamente imbuídos da aspiração à verdade e ao entendimento. Essa fonte de sentimento, entretanto, nasce da esfera da religião. A isso pertence também a fé na possibilidade de que as regulamentações que se aplicam ao mundo da existência sejam racionais, ou seja, compreensíveis à razão. Não consigo conceber um autêntico homem da ciência sem essa fé profunda. A situação pode ser expressa por uma imagem: ciência sem religião é manca, religião sem ciência é cega.


John Lennox

A ciência pode explicar tudo?



sábado, 11 de dezembro de 2021

sistema de crenças

OS ATEUS TÊM FÉ? Essa confusão sobre a natureza da fé leva muitos a cometerem outro erro grave: pensar que nem o ateísmo nem a ciência envolvem fé. Porém, a ironia é que o ateísmo é um sistema de crenças e a ciência não existe sem fé. O físico Paul Davies afirma que a atitude científica correta é, em essência, teológica: “A ciência só pode prosseguir se o cientista adotar uma cosmovisão essencialmente teológica”. Ele aponta que “mesmo o cientista mais ateu aceita como um ato de fé [grifo do autor] [...] uma ordem na natureza semelhante à lei que seja, ao menos em parte, compreensível para nós”. Albert Einstein pronunciou estas palavras muito conhecidas: ... a ciência só pode ser criada por aqueles que estão profundamente imbuídos da aspiração à verdade e ao entendimento. Essa fonte de sentimento, entretanto, nasce da esfera da religião. A isso pertence também a fé na possibilidade de que as regulamentações que se aplicam ao mundo da existência sejam racionais, ou seja, compreensíveis à razão. Não consigo conceber um autêntico homem da ciência sem essa fé profunda [grifo do autor]. A situação pode ser expressa por uma imagem: ciência sem religião é manca, religião sem ciência é cega.


John Lennox
A ciência pode explicar tudo?


sábado, 4 de dezembro de 2021

complexidade dos arranjos para produzir vida

 [...] vejamos o caso do filósofo e catedrático Antony Flew, que foi ateu ao longo de toda a vida, mas, nos últimos anos de vida, mudou de ideia e reconheceu a existência de Deus. Como motivo para sua conversão, depois de mais de cinquenta anos, apresentou o fato de que "a investigação do DNA por biólogos mostrou, por meio da praticamente inacreditável complexidade dos arranjos necessários para produzir vida, que alguma inteligência precisaria estar envolvida". E acrescentou: "Toda minha vida foi guiada pelo princípio [do relato] de Sócrates a respeito de Platão: "siga as evidências para onde quer que elas o conduzam" E se as pessoas não gostarem disso? "Pois bem, é uma pena", disse Flew.


John Lennox

A ciência pode explicar tudo?