sábado, 26 de março de 2022

família, instituída por Deus.


 

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Gênesis 2:24


"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne".

Efésios 5:31


(01) um homem, deixará seu pai e sua mãe (deixará a dependência psicológica e emocional e assumirá a responsabilidade necessária) e se unirá a (01) uma mulher.

____________________________________________________________________

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. "Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne". Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

1 Coríntios 6:9-20


Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.
Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.
Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

Efésios 5:1-33


Efésios 5:1-33

sábado, 19 de março de 2022

A criação dos perdidos por Deus

 

Pergunta:

É justo que um Deus amoroso permita que as pessoas o rejeitem e passem a eternidade no inferno? Quando você considera que ninguém jamais experimentou a verdadeira separação de Deus, uma vez que a presença de Deus ainda existe mesma nas partes mais malignas deste mundo. portanto, você pode argumentar que uma pessoa que escolhe rejeitar a Deus não entende completamente as consequências dessa decisão e, portanto, um Deus amoroso não permitiria que alguém tomasse tal decisão, mesmo que isso viole seu livre arbítrio.


Resposta:

Sua pergunta, Marcos, está intimamente relacionada à questão do particularismo cristão, ou seja, a doutrina de que apenas algumas pessoas serão salvas e herdarão a vida eterna. Eu recomendo que você leia o que escrevi sobre essa questão neste site ou em On Guard (capítulo 10).

Vale a pena notar de passagem que sua pergunta pressupõe que Deus tem conhecimento médio. Ou seja, pressupõe que logicamente antes de Seu decreto para criar o mundo, Deus sabia como as pessoas responderiam livremente à Sua oferta de salvação e Seus esforços graciosos para trazê-los à fé salvadora. Ele sabia quem acreditaria e quem não acreditaria. A doutrina do conhecimento médio é controversa, e eu ficaria surpreso se muitos universalistas a apoiassem! Mas se Deus carece de conhecimento médio, então Ele não pode ser culpado por criar um mundo no qual algumas pessoas rejeitam livremente todos os Seus esforços para salvá-las. Ele não viu isso chegando mais do que você!

Como acho que Deus tem conhecimento médio, sua pergunta me pressiona. Argumentei que é possível que não exista um mundo viável de criaturas livres com um equilíbrio mais ideal entre salvos e perdidos do que este. A ideia de que Deus dominaria o livre arbítrio das pessoas está fora de questão, pois o amor que é coagido não é amor, e Deus não nos trata como meros fantoches. Portanto, Deus não pode ser culpado por não criar um mundo com um melhor equilíbrio entre salvos e perdidos; tal mundo não era viável para Ele.

Deus poderia ter decidido renunciar completamente à criação, para que ninguém se perdesse. Mas então ninguém seria salvo também! Como meu professor de teologia Clark Pinnock disse uma vez: “Por que aqueles idiotas que rejeitam o amor e a graça de Deus podem impedir a bem-aventurança daqueles que o aceitariam livremente?” Boa pergunta! Deus quer que todos sejam salvos, e alguns dos perdidos podem realmente receber maiores medidas de graça do que os salvos! Eles não têm ninguém para culpar além de si mesmos por seu destino trágico. 

É aí que entra sua objeção. Seu argumento é, com efeito, a afirmação de que Deus, sabendo que muitos O repudiariam livremente, deveria ter desistido completamente da criação. Pois os incrédulos não têm compreensão de quão terrível um destino os espera. Então Deus não poderia condená-los com justiça porque eles não entendem as consequências de suas ações.

Não acho que isso seja uma boa objeção. Podemos concordar que ninguém compreende verdadeiramente o horror da separação de Deus. Mas não precisamos ter tal compreensão para saber qual caminho devemos escolher. As imagens gráficas do inferno eterno nas Escrituras são suficientemente horríveis para comunicar a qualquer pessoa sã os terrores do inferno. Você não quer ir lá! O fato de ser ainda pior do que você pensava não tem importância. Não há razão para pensar que se os pecadores tivessem uma melhor compreensão da separação eterna de Deus, eles teriam sido salvos.

-William Lane Craig


https://www.reasonablefaith.org/writings/question-answer/gods-creation-of-the-lost


sábado, 12 de março de 2022

presença direta?

 

Deus forneceu provas suficientes nesta vida para convencer qualquer um que esteja disposto a acreditar, mas Ele também deixou alguma ambiguidade, de modo a não compelir aquele que não estiver disposto.


Com o objetivo de assegurar que a nossa escolha é totalmente livre, ele (Deus) nos colocou num ambiente repleto de provas de sua existência, mas sem a sua presença direta – uma presença tão poderosa que poderia sobrepujar nossa liberdade e, assim, negar nossa possibilidade de rejeitá-la.


O propósito dessa vida é fazer a escolha livremente, sem coação. “O irresistível e o indiscutível são as duas armas que a própria natureza de Deus o impede de usá-las. Simplesmente sobrepor-se à vontade humana (o que sua presença certamente faria, ainda que em grau mais ínfimo) seria inútil para ele. Ele não pode arrebatar. Pode apenas cortejar”.



sábado, 5 de março de 2022

Como saberíamos?

 

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra “ (2 Tm 3.16, 17).

Cremos na inspiração plenária da Bíblia. Deus fala com os homens pela Palavra. Ele fala conosco pelo Filho. Mas sem a palavra escrita como saberíamos que o Verbo (ou Palavra) se fez carne? Ele fala conosco pelo Espírito, mas o Espírito usa a Palavra escrita como veículo de revelação, pois Ele é o verdadeiro Autor das Santas Escrituras. O que o Espírito revela está de acordo com a Palavra.

A fé cristã deriva da Bíblia. Esta é o fundamento da fé, da salvação e da santificação. É o guia do caráter e conduta cristãos. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119.105).


G. B. Williamson

Comentário Bíblico Beacon