sábado, 19 de março de 2022

A criação dos perdidos por Deus

 

Pergunta:

É justo que um Deus amoroso permita que as pessoas o rejeitem e passem a eternidade no inferno? Quando você considera que ninguém jamais experimentou a verdadeira separação de Deus, uma vez que a presença de Deus ainda existe mesma nas partes mais malignas deste mundo. portanto, você pode argumentar que uma pessoa que escolhe rejeitar a Deus não entende completamente as consequências dessa decisão e, portanto, um Deus amoroso não permitiria que alguém tomasse tal decisão, mesmo que isso viole seu livre arbítrio.


Resposta:

Sua pergunta, Marcos, está intimamente relacionada à questão do particularismo cristão, ou seja, a doutrina de que apenas algumas pessoas serão salvas e herdarão a vida eterna. Eu recomendo que você leia o que escrevi sobre essa questão neste site ou em On Guard (capítulo 10).

Vale a pena notar de passagem que sua pergunta pressupõe que Deus tem conhecimento médio. Ou seja, pressupõe que logicamente antes de Seu decreto para criar o mundo, Deus sabia como as pessoas responderiam livremente à Sua oferta de salvação e Seus esforços graciosos para trazê-los à fé salvadora. Ele sabia quem acreditaria e quem não acreditaria. A doutrina do conhecimento médio é controversa, e eu ficaria surpreso se muitos universalistas a apoiassem! Mas se Deus carece de conhecimento médio, então Ele não pode ser culpado por criar um mundo no qual algumas pessoas rejeitam livremente todos os Seus esforços para salvá-las. Ele não viu isso chegando mais do que você!

Como acho que Deus tem conhecimento médio, sua pergunta me pressiona. Argumentei que é possível que não exista um mundo viável de criaturas livres com um equilíbrio mais ideal entre salvos e perdidos do que este. A ideia de que Deus dominaria o livre arbítrio das pessoas está fora de questão, pois o amor que é coagido não é amor, e Deus não nos trata como meros fantoches. Portanto, Deus não pode ser culpado por não criar um mundo com um melhor equilíbrio entre salvos e perdidos; tal mundo não era viável para Ele.

Deus poderia ter decidido renunciar completamente à criação, para que ninguém se perdesse. Mas então ninguém seria salvo também! Como meu professor de teologia Clark Pinnock disse uma vez: “Por que aqueles idiotas que rejeitam o amor e a graça de Deus podem impedir a bem-aventurança daqueles que o aceitariam livremente?” Boa pergunta! Deus quer que todos sejam salvos, e alguns dos perdidos podem realmente receber maiores medidas de graça do que os salvos! Eles não têm ninguém para culpar além de si mesmos por seu destino trágico. 

É aí que entra sua objeção. Seu argumento é, com efeito, a afirmação de que Deus, sabendo que muitos O repudiariam livremente, deveria ter desistido completamente da criação. Pois os incrédulos não têm compreensão de quão terrível um destino os espera. Então Deus não poderia condená-los com justiça porque eles não entendem as consequências de suas ações.

Não acho que isso seja uma boa objeção. Podemos concordar que ninguém compreende verdadeiramente o horror da separação de Deus. Mas não precisamos ter tal compreensão para saber qual caminho devemos escolher. As imagens gráficas do inferno eterno nas Escrituras são suficientemente horríveis para comunicar a qualquer pessoa sã os terrores do inferno. Você não quer ir lá! O fato de ser ainda pior do que você pensava não tem importância. Não há razão para pensar que se os pecadores tivessem uma melhor compreensão da separação eterna de Deus, eles teriam sido salvos.

-William Lane Craig


https://www.reasonablefaith.org/writings/question-answer/gods-creation-of-the-lost


Nenhum comentário:

Postar um comentário