quarta-feira, 31 de maio de 2023

#psiquiatria e a esquerda - como destruir vidas por uma utopia

Todos os dias atendo amargurado crianças, púberes, adolescentes, que não são deficientes intelectuais graves, mas não conseguem acompanhar uma escola normal.

Infelizmente o Brasil acabou com as escolas especiais, a partir da tese de que não existem doenças psiquiátricas cerebrais que afetam a aprendizagem. Acabou com as que existiam e faz de tudo para sufocar as que querem existir. Para a turma do esquerdismo, estatismo, ou da antipsiquiatria, se a criança tem algum problema de aprendizagem, o problema é da família ou é da escola. Então há centenas de milhares de crianças e adolescentes que não conseguem ter rendimento na escola, mas ao mesmo, tempo tem uma capacidade pedagógica a ser desenvolvida (não são deficientes cognitivos sérios apenas treináveis, são educáveis). Ou seja , são crianças que se beneficiariam de atendimentos pedagógicos especializados ou feitos na medida para eles (p.ex., deixando de lado matemática formal, geografia, historia, biologia, etc, seriação regular, e focando apenas em habilidades lexicográficas e do cálculo elementar). A partir de experiências na França, (centros medicopsicopedagogicos - CMPP) eu tive um sonho de montar uma instituição para esse tipo de atendimento, uma escolinha com apoio médico-psiquiátrico intensivo, mas sinceramente estamos prestes a jogar a toalha. Vejam bem, nós montamos essa instituição, recebemos uma renda aproximada de 120.000 ao mês (sobretudo convênios), nesse ultimo mês, mas ,só de impostos ,eu tive de pagar 54.000. Ou seja não temos condição de bancar a instituição ,aluguel, pessoal ,impostos, etc. O governo simplesmente não deixa, não facilita em nada esse tipo de iniciativa. Cobra impostos e exigências como se fosse de um bordel. Donde provavelmente estaremos fechando essa unidade médicopedagógica. É uma pena porque no Brasil de hoje essas crianças ficam simplesmente sem aprender nada e também não aprendem a trabalhar, esperando um resultado pedagógico que não virá do ensino normal. E aí, quando chegar aos seus 25, 30 anos vão para as ruas, para as drogas ou ficam em casa vendo televisão, jogando videogame, trocando o dia pela noite, engordando, tomando café e coca-cola. Essa é a situação atual do nosso país.
......
Marcelo Caixeta, médico psiquiatra infantil


sábado, 27 de maio de 2023

# Marido e mulher foram ambos criados para se tornar como Cristo. #



O casamento é um laboratório para desenvolver o amor de Deus em nós. Ele usa o seu cônjuge para desenvolver valores, atitudes, princípios morais e caráter em você. Uma vez que você entende isso, muito do que acontece no seu casamento começará a fazer mais sentindo. Quando você começa a se perguntar por que está acontecendo tal coisa, a resposta é: para que você se torne mais parecido com Jesus!

Na verdade, a Bíblia ensina que Deus desenvolve certas qualidades na nossa vida pondo-nos em situações difíceis para manifestar essas qualidades. Em outras palavras, para Deus ensinar a você o verdadeiro amor, ele o colocará perto de pessoas muito chatas. Para Deus ensinar a você a alegria verdadeira, permitirá que você passe por momentos de profunda tristeza. Para aprender a ter paz interior e paciência, ele deixará que você passe por turbilhões e situações estressantes a fim de testar sua paciência e e ensiná-lo a confiar nele.

No livro Casamento sagrado, Gary Thomas defende que o casamento não foi feito para torná-lo feliz; foi feito para santificá-lo. Quem melhor do que a pessoa que vive com você sete dia por semana para Deus usar moldá-lo? quando vêm as dificuldades, é preciso entender que você está sendo moldado! Deus está usando cada um de vocês para moldar a outra pessoa mais e mais conforme a imagem de Jesus.

Rick Warren


sábado, 20 de maio de 2023

#Marido e mulher foram formados para fazer parte da família de Deus.#

 

Deus fez uma promessa incrível sobre a união de apenas duas pessoas: "Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles" (Mateus 18.20). Se tanto você quanto o seu cônjuge creem em Jesus. Deus já está presente no seu casamento para transformá-lo numa unidade familiar com um propósito! Isso não é incrível? Mas Jesus quer que amemos pessoas reais - não imaginárias; então, o seu relacionamento conjugal é um laboratório para aprender a amar como Jesus ama.

Dentro do casamento, Deus criou uma oportunidade para que desenvolvamos verdadeira intimidade e autenticidade com outro ser humano. Deus deseja que você e o seu cônjuge ultrapassem a mera superficialidade que, infelizmente, é tão comum em muitos casamentos. Um relacionamento profundo exige compartilhamento genuíno, franco e íntimo, por meio do qual você e o seu cônjuge possam ser sinceros sobre si mesmos e sobre o que está acontecendo na sua vida. Isso acontece quando ambos se abrem com o outro e compartilham dores, revelam sentimentos, confessam falhas, mostram dúvidas, reconhecem temores, admitem fraquezas e pedem ajuda um do outro e oram juntos.

Rick Warren


sábado, 13 de maio de 2023

#Marido e mulher foram ambos planejados para agradar a Deus.#

 


Que diferença imediata faria no seu relacionamento conjugal se você entendesse profundamente que o seu cônjuge foi criado para agradar a Deus? Ou se o seu cônjuge entendesse profundamente que você foi planejado para agradar a Deus? Certa vez um homem perguntou a Jesus: "Qual é o mandamento mais importante?" Jesus respondeu: "Eu poderia resumir toda a Bíblia em duas ordenanças: ame a Deus e ame os outros" (cf Mateus 22.36-39). Isso inclui o seu cônjuge.

A vida se resume a relacionamentos, não realizações. Em primeiro lugar, trata-se de cultivar um relacionamento com Deus que dure para sempre - isso é adoração. Você também adora a Deus quando ama e se sacrifica por seu cônjuge (v. Romanos 12). Toda vez que agrada a Deus, você o está adorando, e a Bíblia ensina que amar o seu cônjuge - o companheiro ou companheira que Deus lhe deu para a vida toda - agrada a Deus.

Rick Warren


quarta-feira, 3 de maio de 2023

 “Dormem na cama dos pais até quando querem. Largam mamadeira e chupeta quando querem. Só comem o que querem..."

E dai? Que mal faz?
Antissocial aos 11 anos.
Melhor celular a cada Natal.
Surdos com seus fones de ouvido.
Centenas de amigos virtuais.
Não pensam nos riscos.
Festa social? Se não for top, nem vou.
Alto grau de exigência. Conseguem tudo o que querem.
E dai? Que mal faz?
Os pais não precisam brincar.
O celular faz isso.
Os pais não precisam buscar nas festas.
O Uber faz isso.
Os pais não precisam cozinhar.
O Ifood faz isso.
Os pais não precisam nem educar. A escola integral faz isso.
E daí? Que mal faz?
Nem pensam que tudo o que o filho quer é "um puxão de orelha" e uma bronca: "hoje não é dia de festa! Vai comer comida que presta!" Criar filhos está "mais facil", mais cômodo, afinal, a criança resolve tudo com cliques na tela.
E daí? Que mal faz?
Ler para o filho? Cantar musica e fazer cafuné? Luxo para poucos. Os pais estão desconectados. Precisam de ajuda, mas só aceitam quando a bomba explode.
Pais e filhos sob o mesmo teto mas diálogo zero. Nem um filme juntos. Mas sempre conseguem aquela selfie de família perfeita. Afinal, o que importa é mostrar que é feliz. Ter mil curtidas.
Mal sabem o que é um jogo de tabuleiro. Pensar virou uma coisa que dói. Fazer criança pensar parece que é fazê-la sofrer.
E o que você quer ser quando crescer?
Youtuber. Blogueira. Vlogueira.
Digital influencer.
Estudar, entrar na faculdade, se especializar... imagina!! Não sei esperar.
Não sei ouvir não.
Não sei o que é frustração e rejeição.
Culpa de quem?
Ops! Não se pode falar nisso.
Não pode é mais nada.
Não pode dar palmada, não pode falar alto, nem em pé com a criança. Não pode castigá-lo. Não pode nem falar não.
E o tempo passando. Os filhos crescendo. Drogas e suicídio aumentando.
Querem tudo pra já.
Bem no esquema "venha a nós o vosso reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no Céu". E aí do adulto que não disser "amém".

bb
Todas as reações: