sábado, 17 de outubro de 2020

#oração

 Isso significa que a oração é mais que auto-estímulo. Não é um método para criar uma atitude mental positiva em nós mesmos, de modo que possamos fazer o que pedimos que fosse feito. Antes, orar é, em grande parte, criar em nós mesmos uma atitude correta com respeito à vontade de Deus. Jesus ensinou, a seus discípulos e a nós, que devemos orar "venha o teu reino, faça-se a tua vontade", antes de "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Orar não é bem conseguir que Deus faça nossa vontade, mas demonstrar que estamos interessados tanto quanto Ele na concretização de sua vontade. Além disso, Jesus nos ensinou a persistir em oração (Lc 11.8-10 - note que as formas gramaticais usadas no grego indicam ação contínua: continuar pedindo, continuar buscando, continuar batendo). É preciso pouca fé, compromisso e esforço para orar uma vez a respeito de algo e parar. A oração persistente deixa claro que nossa petição é importante para nós, tanto quanto o é para Deus.

Nem sempre recebemos o que pedimos. Jesus pediu três vezes que seu cálice (a morte por crucificação) fosse removida; Paulo orou três vezes para que seu espinho na carne fosse removido. Em ambos os casos, o Pai confirmou, pelo contrário, algo que era mais necessário (e.g. 2Cor 12.9, 10). Os cristãos podem orar confiantes, sabendo que nosso sábio e bom Deus nos dará, não necessariamente o que pedimos, mas o melhor. Pois, como disse o salmista: "Nenhum bem sonega aos que andam retamente" (Sl 84.11).

 

 

 

 

 

 

sábado, 12 de setembro de 2020

#mi_mi_mi_de_crente

“Jesus virava a mesa do templo, chicoteava os comerciantes e ainda dizia: “…Sou manso e humilde de coração”;

João Batista batizava o povo chamando-o de “raça de víboras”;

Paulo entregou Alexandre a Satanás… 

Hoje temos uma mordaça “ética” e social advinda do pós-modernismo que adoeceu a Igreja e tornou os ditos “crentes” verdadeiros covardes, sofredores por toda e qualquer repreensão. Tudo dói, tudo magoa, tudo é motivo para se desviar do Caminho de Cristo. 

Quer se desviar? 

Pois faça, mas não imponha sobre outrem uma culpa exclusivamente sua! 

Evangelho é tapa na cara, tomada de consciência, reconhecer que não temos o direito sequer de ficarmos ressentidos, porque nosso pecado fede. Quer seguir a Cristo? Quer a salvação eterna? Acha que ficar sentado ouvindo alguém falar qualquer coisa por 2 horas vai “comprar” sua salvação? Pela recompensa que está proposta, é óbvio que vai ser difícil. Evangelho não é repartição pública, é REGENERAÇÃO, NOVO NASCIMENTO. Hoje os “crentes” não aceitam um “NÃO!”, não suportam ser repreendidos, não suportam sermões pesados e também não suportam - como já está escrito - a sã doutrina… pois não durariam 5 minutos ao lado de Jesus. O Evangelho não é para a multidão que foi embora, mas para os 12 que permaneceram.”  




sábado, 5 de setembro de 2020

#caminho

Desistir de ser cristão por causa de escândalos na igreja é pedir para Pedro deixar de ser apóstolo por causa de Judas. Ambos viveram com Jesus, mas cada um seguiu seu caminho.



 

sábado, 29 de agosto de 2020

#verdadeiro_amor

A pessoa que  aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama(Jesus). E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou

Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou: Senhor, como será possível que o Senhor mostre somente a nós e não  ao mundo quem o Senhor é?

Jesus respondeu: A pessoa que me ama obedecerá  à minha mensagem, e o Pai a amará. E o meu pai e eu diremos viver com ele.

A pessoa que não  me ama não  obedece à  minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.

João 14.21-24




sábado, 15 de agosto de 2020

#não_julgueis

 Quem é Você Para Julgar os Outros?


   Indiscutivelmente, Mateus 7.1 é p versículo da Bíblia citado com mais frequência hoje em dia: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Ele foi distorcido, para significar que não podemos dizer que a ação ou o modo de vida de alguém é errado. Contudo, quando alguém diz: "não julgues", está julgando você, por julgar outra coisa. Você agiu mal, ao dizer que alguém agiu mal! está claro, não podemos deixar de fazer juízos morais. Além disto, no mesmo contexto do versículo tão citado, Jesus fez um juízo moral, sobre certas pessoas, usando metáforas sobre "cães" e "porcos" (Mt 7.6), enfatizando que não devemos continuar a apresentar a graça de Deus aos que persistentemente zombam e ridicularizam. Em certo ponto, devemos sacudir o pó de nossos pés e passar para os mais receptivos (Mt 10.14; At 13.51). Por outro lado, Jesus ordenou "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" (Jo 7.24, ênfase do autor)



   Como podemos solucionar essa tensão aparente? Observando o espírito em que fazemos o juízo. Nós pensamos que somos superiores (a atitude que Jesus condenou) ou estamos avaliando ações ou atitudes com um espírito de humildade e interesse, reconhecendo a nossas próprias fraquezas (1Co 10.13; Gl 6.1)? Em Mateus 7.5, Jesus disse-nos que devemos, primeiramente, examinar a nós mesmos (tirar a trave do nosso olho), para que possamos ajudar nosso irmão ou irmã (tirar o argueiro do seu olho). Assim, aqui  um problema que deve ser tratado - mas somente depois do autoexame. O tipo errado de juízo é condenar. O tipo correto de juízo é avaliar apropriadamente as questões morais (ou doutrinárias) com uma atitude útil e humilde. (Em 1Co 5.5, "julgar"- até mesmo excomungar - é necessário por causa do comportamento sexual vergonhoso e inapropriado de um membro da igreja). Nós devemos tratar os outros da maneira como gostaríamos de ser tratados (cf Mt 7.12), pensando, Vou fazer isto - pela graça de Deus.

   Assim, quando você estiver discutindo com alguém o tema "julgar", esclareça primeiro o que você quer dizer com a palavra "julgar". Isto pode servir como o contexto para esclarecer os tipos certo e errado de juízo. Além disto, devemos tomar cuidado para evitar a mentalidade "quem sou eu para dizer que Fulano está errado?". Não podemos deixar de fazer juízos moraisnem podemos escapar a eles - para que não declaremos que é errado dizer que outra pessoa está errada.

Paul Copan

Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé - Editora CPAD - pág, 1488


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_ Moralidade é Bíblica, é a Bíblia que define o que Deus condena ou não, cabendo ao cristão alertar as pessoas sobre o pecado e conduzilo 

_ Deus definiu como pecado, portanto fora da vontade dEle sexo sem casamento (fornicação), sexo fora do casamento (adultério), homossexualidade nas suas variadas formas, bestialidade (sexo com animais)e outras mais que o ser humano inventar e que não estiverem dentro do comportamento desejado por Deus;

_ Amar não é concordar, portanto não espere que Deus mude o que determinou para acolher a sua forma de pensar e viver sob o pretexto de amor. Você tem livre arbítrio para fazer o que desejar, mas será confrontado com Deus como todos após a morte.




sábado, 8 de agosto de 2020

#patriarcal

 Quando as Escrituras falam sobre Deus, invariavelmente usam imagens masculinos. Deus é Rei, não Rainha. Deus é Pai, não Mãe. Quando as Escrituras usam pronomes em referência a Deus, sempre são pronomes masculinos - Ele, dele. Deus nunca é "ela", nem neutro. Embora a palavra que o novo Testamento emprega para o espírito, pneuma, seja um substantivo neutro, os autores do Novo Testamento sempre usaram pronomes masculinos para referir-se ao Espírito. Ele é "o Espírito, Ele", não um neutro (por exemplo, Jo 15.26). Aliás, a igreja é representada como a esposa de Cristo, que é Marido (Ef 5.22,23). Isto é similar às imagens do Antigo testamento, em que Israel era a esposa de Deus (Os 1-3; Ez 16).


É também importante reconhecer que isto não é apenas terminologia funcional. Isto é, não é apenas uma linguagem que é designada para que nós usemos em nosso relacionamento com Deus, sem referência a condições reais. Deus Pai, na verdade, é o Pai de Deus Filho (Jo 17.1-5). Até mesmo nos relacionamentos internos do ser de Deus, o relacionamento entre estas duas pessoas é o mesmo que existe entre um pai e um filho. Além do mais, nós não devemos ter a intenção de usar o padrão humano de um pai ou esposo para interpretar o caráter paterno de Deus, nem o caráter de marido de Cristo, mas, na verdade, devemos ver Deus como o modelo perfeito daquilo que esses padrões deveriam ser, e então avaliar a nossa experiência pelo padrão do Pai e Cristo.

Isto é patriarcal? Sim, é. Mas, como cristãos, devemos tomar a nossa teologia das Escrituras, e não dos padrões culturais à nossa volta. Muitas das culturas que rodeavam o antigo israel tinham figuras de deusas, como a cultura romana, nos tempos do novo testamento. Mas os autores das Escrituras sempre trataram isto como um dos mais odiosos tipos de idolatria. Se nós desejarmos ser fiéis à nossa herança cristã, devemos nos apegar às Escrituras.

Esse patriarcalismo significa que a Bíblia considera as mulheres inferiores? De maneira alguma. As Escrituras retratam Deus tratando o seu povo da maneira como uma pessoa trataria uma criança. Jesus disse: "Jerusalém, Jerusalém [...] quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas?" (Lc 13.34,35). Aliás, a Bíblia eleva as mulheres, de forma contrária às culturas pagãs da época. Elas participam igualmente da graça de Deus, dada em Cristo (Gl 3.28).

Mas as Escrituras ainda falam de Deus de uma maneira masculina. Deus é Pai, e nós devemos ser eternamente gratos pelo fato de que Ele é o modelo supremo de como um pai deveria ser. Cristo é Esposo, e, como tal, Ele revela o que um esposo deveria fazer por sua esposa. Tanto homens como mulheres da nossa época deveriam ser gratos pelo fato de que Deus é o exemplo perfeito do que significam estas funções. Isto permite que tanto homens como mulheres conheçam o Pai e Cristo de maneira que transformam a vida.



Chad Owen Brand

sábado, 1 de agosto de 2020

#pensamentos

Dez Pensamentos, por JOHN STOTT (27.4.1921--27.7.2011)
1 - "O conhecimento é indispensável para a vida e para o serviço cristão. Se não usamos a mente que Deus nos deu, nós nos condenamos à superficialidade espiritual e nos privamos de muitas das riquezas da graça de Deus."
2 - "Indignação e compaixão formam uma combinação poderosa. Elas são indispensáveis para a visão e, por conseguinte, para a liderança."
3 - "A apatia é a aceitação do inaceitável."
4 - "Todo cristão deve ser conservador e radical; conservador na preservação da fé e radical na sua aplicação."
5 - "A boa conduta surge da boa doutrina."
6 - "A responsabilidade social torna-se um aspecto não só da missão cristã, mas também da conversão cristã. É impossível ser verdadeiramente convertido a Deus sem ser convertido também ao nosso vizinho."
7 - "É impossível orar por alguém sem amá-lo e impossível continuar orando por ele sem descobrir que o nosso amor por ele cresce e amadurece."
8 - "A grandeza no reino de Deus é medida em termos de obediência."
9 - "Não devemos perguntar "O que está errado com o mundo?" porque o diagnóstico já foi dado. Ao contrário, devemos perguntar: "O que aconteceu com o sal e a luz?""
10 - "O mundo moderno detesta autoridade, mas adora a relevância. Nossa convicção cristã é que a Bíblia tem autoridade e relevância, e que o segredo de ambos é Jesus Cristo."