quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sobre a Autoridade



Há três coisas que propagam a vida de Cristo em nós: o batismo, a fé e a ação misteriosa que os cristãos conhecem por nomes diferentes como Santa Ceia, missa e Ceia do Senhor. Ao menos esses são os três mais comuns. [...]
Da minha parte, não vejo por que coisas como essas deveriam ser as condutoras de um novo tipo de vida. [...] Mas ainda que eu não consiga ver por que deveria ser assim, posso lhe dizer por que eu acredito que seja. Explicava anteriormente por que eu tenho que acreditar que Jesus era (e é) Deus. E parece claro, como fato histórico, que ele ensinou aos seus seguidores que a nova vida seria comunicada dessa forma. Em outras palavras, eu acredito nisso pela autoridade. Não se assuste por causa da palavra autoridade. Acreditar em coisas por causa da autoridade significa acreditar nelas porque quem lhe contou é digno de credibilidade. Noventa por cento do que você acredita se deve à autoridade. Eu acredito que exista um lugar chamado Nova Iorque. Eu nunca vi com meus próprios olhos, nem poderia provar com base em algum raciocínio abstrato que ele existe. Eu acreditei porque pessoas confiáveis me contaram. O homem comum acredita no sistema solar, em átomos, na evolução e na circulação do sangue, baseado na autoridade da ciência. Todo mundo acredita em afirmações históricas baseado na autoridade. Nenhum de nós jamais viu a Guerra do Paraguai ou a Proclamação da República; nenhum de nós poderia provar esses fatos pela pura lógica, da mesma forma que se demonstra uma fórmula matemática. Nós acreditamos nelas simplesmente porque as pessoas que as viram deixaram documentos que nos falam a respeito; ou seja, baseados na autoridade. Um indivíduo que desprezasse a autoridade no que diz respeito a todas as outras coisas, da forma como algumas pessoas fazem quando se trata de religião, teria que se contentar em não saber de nada por toda a vida.

C S Lewis – Cristianismo Puro e Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário