quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Contra toda forma de ateísmo"






Batalhas intermináveis já foram travadas entre estas e aquele. De um lado, os postulantes da inexistência de Deus; de outro, os apologetas, esforçando-se para provar a verdade de sua fé através de argumentos e elaborações racionais. Tudo para rechaçar o ateísmo teórico.
Hoje em dia, esse tipo de ateísmo perdeu força. São poucos os que afirmam que Deus não existe (embora a pergunta sobre quem e como é Deus permaneça gerando acalorada e igualmente interminável discussão; mas este é outro assunto). Contudo, muitas pessoas continuam vivendo como se Ele não existisse. Está lançado o desafio do ateísmo prático.
Contra essa forma de ateísmo o salmista se posiciona no salmo 53. Seu texto sugere que o insensato continua a dizer que não há Deus, mas o faz em seu coração. Sua crítica é direcionada aos que, conquanto não chegam a declarar que Deus não existe, e talvez até afirmem o contrário, vivem para si mesmos, negando com atitudes e descaso a existência de Deus. Sua conduta e comportamento, denunciados pelo salmista, evidenciam seu ateísmo prático, comum também em nossos dias.
Em primeiro lugar, o ateísmo prático se manifesta quando permitimos que o pecado domine nossas vidas (corrompem-se e praticam a iniquidade, já não há quem faça o bem). Afirmar a existência de Deus e viver voluntariamente sob o domínio do pecado é negar tal afirmação.
Em segundo lugar, o ateísmo prático se manifesta quando nos mantemos indiferentes aos apelos de Deus (olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem... busque a Deus). Afirmar a existência de Deus e fechar o coração para o relacionamento com Aquele que procura, desde os céus, alguém que o busque é pior do que negar sua existência.
Em terceiro lugar, o ateísmo prático se manifesta quando desprezamos nosso próximo, imagem e semelhança de Deus (esses que devoram o meu povo como quem come pão). Afirmar a existência de Deus e negar a integ- ridade e a dignidade das pessoas que vivem ao nosso redor, negando-lhes amor, é negar não só a existência de Deus, mas também nosso compare- cimento diante Dele.
Finalmente, o ateísmo prático se manifesta quando o medo toma o lu- gar da confiança (tomam-se de grande pavor onde não há o que temer). Afirmar a existência de Deus e viver sob o medo diante das ameaças e das circunstâncias é negar-lhe a existência e o poder de nos proporcionar segu- rança e proteção em toda e qualquer dificuldade.
É imperativo que enfrentemos em nossos próprios corações o risco do ateísmo prático. Devemos viver em obediência a Deus e à Sua palavra. Bus- car a Deus e adorá-lo na beleza de Sua santidade. Respeitar e amar o nosso próximo. Confiar em Deus, na certeza de Seu poder e de Sua misericórdia sobre nossas vidas.

Pastor Marcelo Gomes - 17/06/2012

Fonte: www.ipimaringa.org.br/boletim


Um comentário: