segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sofrimento


O problema emocional do sofrimento


Ao dizer que ele “falha” como uma refutação de Deus, quero dizer que “falha em termos intelectuais”. A angústia do problema do sofrimento e a dúvida atroz ainda permanecem. Isso nos traz de volta ao problema emocional do sofrimento. Já disse que para a maior parte das pessoas o sofrimento não é de fato um problema intelectual, mas sim emocional. Você deve estar pensando: “Ora, por que, então, fazer toda essa análise se esse não é de fato o problema?”. Por duas razões: Primeira, porque as pessoas pensam que seu problema é intelectual; assim, ao fazer essa análise, podemos respeitar a opinião delas e ajudá-las a enxergar o verdadeiro problema. Segunda, tudo o que compartilhei aqui pode ser uma tremenda ajuda para você quando Deus chamá-lo a encarar o sofrimento.

        Então, o que pode ser dito àqueles que estão lutando com o problema emocional do sofrimento? Em certo sentido, a coisa mais importante pode não ser aquela que alguém diz ser afinal. A coisa mais importante pode ser simplesmente estar presente, como um amigo amoroso e um ouvinte atento. Porém, algumas pessoas podem precisar de aconselhamentos e nós mesmos podemos ter que lidar com esse problema quando sofrermos. Será que a fé cristã possui recursos para lidar também com esse tipo de sofrimento?

        Certamente que possui! Pois isso nos diz que Deus não é um Criador distante, ou uma razão impessoal para o ser, mas sim um Pai amoroso que compartilha de nossas dores e sofre como nós.



        Cristo suportou na cruz um sofrimento além de toda compreensão: ele suportou a punição pelos pecados do mundo todo. Nenhum de nós pode compreender tal sofrimento. Embora fosse inocente, ele voluntariamente se submeteu a um sofrimento incompreensível por nós. E por quê? Porque ele nos ama intensamente. Como podemos rejeitar alguém que abriu mão de tudo por nós?

        Quando Deus nos pede para suportar um sofrimento que nos parece imerecido, sem sentido e desnecessário, meditar sobre a cruz de Cristo é algo que pode ajudar a nos dar a força e a coragem necessárias para suportar a cruz que nos pedem para carregar.

Fonte: Em Guarda - Willian Lane Craig - pags. 188, 189. Editora Vida Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário