sexta-feira, 13 de setembro de 2013

AS MOTIVAÇÕES DO CORAÇÃO!
Texto: Provérbios 13:12

“A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida”.

Dê onde vem as suas motivações para realizar algo, para continuar? Tem pessoas que a sua motivação está nas pessoas, esperam a aprovação dos homens para conseguir alguma coisa. Muitos gastam fortunas para ter a aprovação dos homens.
Surge o primeiro problema: para alcançarmos a aprovação dos homens, todo o investimento deve proceder de mim mesmo. Temos que investir neles para que eles nos aceitem, para que eles dizem coisas agradáveis a nós.
O segundo problema é que os homens não valorizam o nosso investimento. Basta um deslize e eles reprovarão. Por isso que muitas pessoas estão presas a medicamentos para amenizar as suas frustrações.
Amados, esse alto-preço não é possível sustentar por muito tempo. Ninguém consegue viver todo tempo se alto-investindo. Infelizmente essa motivação errada tem encontrado pouso nas igrejas. Quantos estão feridos, machucados, destruídos, por causa da falta desse reconhecimento dos homens. São pessoas que fizeram a vontade de Deus, mas com a motivação errada, buscar a aprovação dos homens.



I.)            QUANDO BUSCAMOS APROVAÇÃO DE DEUS, ELE INVESTE EM NÓS PARA FAZERMOS A VONTADE DELE.

ð  É muito mais vantajoso depender d’Ele do que dos homens.

II.)           O AMOR DE DEUS POR MIM NÃO DEPENDE DOS MEUS ACERTOS OU FALHAS.

ð  Vale apena depender d’Ele, pois o Seu amor é incondicional.
ð  Por isso Ele tem o maior interesse em investir em nós.

Oséias 11:1-4
1 - QUANDO Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.
2 - Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.
3 - Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava.
4 - Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.

Oséias 14:1-8
1 - CONVERTE-TE, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído.
2 - Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios.
3 - Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.
4 - Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.
5 - Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
6 - Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.
7 - Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.
8 - Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.

Outros exemplos:
·         Jesus restaurando o apóstolo Pedro (Líder dos Apóstolos)
·         Deus restaurando o patriarca Abraão (Pai de uma Nação)
·         Deus restaurando o rei Davi (Homem segundo o coração d’Ele)
Vale a pena ter a nossa motivação em Deus, pois, mesmo pecando contra Ele, Ele nos ama tanto que não desiste de nós. Por quê?

1.)  Deus conhece a nossa estrutura (Salmos 103:1-14).
·         Deus conhecia a estrutura de Pedro, Abraão e Davi.
·         Ele sabia que a estrutura era pecaminosa.

2.)  Deus pagou um alto preço por nós (Romanos 8:31-32).
·         O preço foi Jesus, você acha que Ele vai perder todo esse investimento?
·         Ele investe em nós por causa de Cristo – De modo algum Ele nos lança fora.

3.)  No nosso sucesso está a realização d’Ele (Isaías 53:11).
·         O Senhor se realiza quando você vai bem, está feliz, prospera.
·         O Senhor se realiza com a criação d’Ele.

Deus está falando hoje, filhos, vale apena buscar a minha aprovação, me deixa investir em vocês. Deixa-me reconhecer vocês!
Detalhe, nem sempre com a aprovação de Deus, teremos a aprovação dos homens, isso significa que temos que escolher.
Importante, tem pessoas que usam a aprovação de Deus para se promover perante os homens (Atos 8:9-25).
Esse homem era famoso entre os homens, mas quando ele viu os sinais da parte de Deus, ele quis comprar (usar as manobras lá de fora) para se promover na igreja – manipular Deus.
Muitos querem trabalhar para Deus mas para obter aprovação e reconhecimento dos homens. Não querem para agradar o Senhor.
Tem muita gente alargando a porta estreita de Deus só para ser reconhecido.

Quando buscamos ser o melhor para Deus, conseguimos ser o melhor também para os homens!


·         Melhor filho para glória de Deus
·         Melhor obreiro para glória de Deus
·         Melhor aluno para glória de Deus
·         Melhor profissional para glória de Deus

Quando a minha motivação se volta para Deus, o serei o melhor para Ele e para os homens.

Motivação nos homens é a esperança que se adia e adoece o coração.
Motivação em Deus é a promessa que se cumpre e sara o nosso coração.

Salmos 37:4-5
4 - Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

Romanos 11:36
36 - Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


A origem é Ele, a motivação deve ser Ele, a realização é n’Ele, a vitória vem d’Ele.


Pr Marcelo Amaral – Comunidade Cristã Apostólica Moriah/CCAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário