terça-feira, 21 de outubro de 2014

Como alguém pode desenvolver uma mente cristã?



"Eu quero desenvolver uma mente cristã, mas não sei como" Esta atitude é, ao mesmo tempo, comum e compreensível. O fato de que nós devemos desenvolver as nossas mentes como cristãos não é questionado. Nós somos instruídos a amar a Deus com o nosso pensamento (Mt 22.37), ser transformados pela renovação do nosso entendimento (Rm 12.2), e estar preparados para dar respostas criteriosas sobre a fé (1Pe 3.15).

Uma mente cristã madura tem dois aspectos. Em primeiro lugar, é uma mente que formou o hábito de se concentrar constantemente em Deus, durante todo o dia. É uma mente preocupada com Deus e direcionada regularmente a Ele em oração e meditação (Sl 16.8; Is 26.3; Lc 18.1; Rm 12.12; 1Ts 5.16-18). Mas como é possível fazer isto e ainda realizar as tarefas diárias? Felizmente, as pessoas conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Enquanto dirige ou concentra a sua atenção em uma tarefa, a pessoa ainda pode ter consciência de Deus, na amplitude da sua atenção, e pode trazer Deus ao centro do foco d obediência em várias ocasiões durante todo o dia.

Dois hábitos podem tornar mais fácil que você se concentre em Deus de modo constante. Em primeiro lugar, memorize quatro ou cinco passagens da Bíblia que realmente tenham importância para você. Cada passagem pode ter um ou vários versículos. Agora, acostume-se a orar estas passagens ao Senhor durante o dia. Enquanto ora uma passagem, frase a frase,use-a para orar sobre coisas que lhe interessam. Em segundo lugar, medite regularmente sobre estas passagens ou outros textos espirituais, pensando sobre o que elas significam, sobre como você pode interiorizá-las, e sobre como pode promovê-las aos outros.

O segundo aspecto de uma mente cristã madura é aquele que vê todo a vida à luz de uma perspectiva cristã, e está crescendo em excelência intelectual. Uma perspectiva é a soma de tudo aquilo em que uma pessoa crê, especialmente em respeito à realidade, verdade, conhecimento e valor. Uma perspectiva cristã é um conjunto de crenças fundamentado biblicamente e que diz respeito à vida toda, abrangendo desde o trabalho, a recreação e as finanças sendo dedicadas a Deus e dirigidas por Ele, a vida após a morte, e a moralidade. A pessoa tenta pensar sobre toda a vida, levando em conta os ensinamentos das Sagradas escrituras e, mais especificamente, do Senhor Jesus. Não existe um separação entra sagrado e secular em uma mente cristã.

Para uma mente cristã madura, tudo na vida é uma oportunidade para o discipulado e a adoração. Além disto, uma mente intelectualmente excelente é aquela que é informada, que faz importantes distinções quando uma mente menos madura não as faz, e que tem noções mais profundas sobre questões de importância. Para desenvolver tal excelência, é preciso ler regularmente, ouvir gravações e expor-se a ensinamentos excelentes. É preciso também estar disposto a envolver os outros - crentes ou descrentes - em conversas sobre questões importantes. Este costume regular, se combinado com uma capacidade crescente de ouvir abertamente e sem defesas, trará motivação e oportunidade para o crescimento regular em excelência intelectual.

J. P. Moreland


Nenhum comentário:

Postar um comentário