sábado, 18 de junho de 2016

Não é Apenas a sua Interpretação?




Poucas coisas são mais frustrantes do que apresentar cuidadosamente razões para o significado de um texto - bíblico ou não - somente para que elas sejam casualmente descartadas como: "Esta é apenas a sua interpretação!" Sejam as Sagradas Escrituras, a História, a Literatura ou a Política que estão sob escrutínio, nós testemunhamos pessoas que reduzem o significado de uma interpretação ou perspectiva pessoal. Quem nunca ouviu a frase de Friedrich Nietzche: "Não existem fatos - apenas interpretações"?

Mas esta declaração, que o orador pressupõe ser um fato, não é apenas uma interpretação? Muitos afirmam que as conclusões sobre o aborto são apenas questões de "interpretação" ou "perspectiva", mas dão a impressão de que, se você discordar deles, estará errado. Negar a objetividade é supor que alguma coisa é objetivamente verdadeira para todas as pessoas: "Tudo é uma questão de interpretação, quer você concorde ou não com a minha declaração". Temos apenas duas alternativas: a trivialidade ("Tudo são perspectivas, inclusive a minha" - assim, por que crer nela?) ou a incoerência ("Tudo é questão de perspectiva, exceto a minha" - fazendo da pessoa uma exceção à sua própria regra).

Muitas pessoas recorrem à sua "interpretação" porque não gostam de outra alternativa. "Interpretação" é muitas vezes uma desculpa para buscar a sua própria programação ou autonomia. Para melhor discernir se este é o caso, podemos perguntar: "Você quer dizer que não gosta da minha interpretação, ou que você tem boas razões para discordar dela?' Outras perguntas que podemos fazer são: "Uma perspectiva pode ser correta?" "algumas coisas não são uma questão de perspectiva (como uma terra plana versus uma terra redonda)?" "Como você pode saber que a sua interpretação e a minha interpretação são realmente diferentes?"

Mesmo que nem sempre compreendamos as coisas, podemos discernir que algumas perspectivas se aproximam mais da verdade do que outras. Em geral, nós confiamos mais no Wall Street Journal do que em jornais sensacionalistas, ainda que os bons jornais possam estar errados em algumas coisas. O fato de que possamos reconhecer que algumas interpretações são mais plausíveis do que outras (e, portanto, provavelmente são mais verdadeiras) indica que nem tudo é uma questão de interpretação. Por conseguinte, devemos estar dispostos a fornecer razões para a teoria mais plausível. Afinal, se tudo é perspectiva, como podemos distinguir entre idéias razoáveis e estranhas?

Apesar de nossas limitações, não podemos escapar à objetividade. Negar a sua possibilidade é afirmar a sua veracidade. Mesmo os adeptos das "perspectivas" creem que os que discordam estão errados.

Paul Copan

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário