sábado, 24 de junho de 2017

A verdade e a Bíblia VII




A teoria do desmaio. Popularizada por Venturini há vários séculos e citada com frequência hoje, a teoria do desmaio diz que Jesus não morreu realmente; apenas desmaio por causa da exaustão e da perda de sangue.Todos pensavam que ele tinha morrido,mas ele foi depois reanimado e os discípulos pensaram tratar-se de uma ressurreição.

É bastante improvável que os soldados,executores profissionais, tivessem cometido o erro de sepultar um homem crucificado antes que ele morresse. Mas  admitindo que isso tenha acontecido,o cético David Strauss,que não cria na ressurreição, deu o golpe moral em qualquer ideia de que Jesus tivesse voltado a si de um desmaio:

"É impossível que um ser que deixara o sepulcro meio-morto, arrastando-se para fora dele fraco e doente, ansioso por tratamento médico, que exigia ataduras, fortalecimento e clemência, e que cedera finalmente aos sofrimentos, pudesse ter dado aos discípulos a impressão de que era um Vencedor da morte e da sepultura, O Príncipe da Vida, impressão essa subjacente ao seu ministério. Tal ressuscitação só poderia ter enfraquecido a impressão que fizera sobre eles na vida e na morte... [e] não pode ter absolutamente mudado a tristeza deles em entusiasmo, transformado sua reverencia em adoração."


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário