sábado, 1 de julho de 2017

A verdade e a Bíblia VIII



O Corpo foi Roubado? Outra teoria afirma que o corpo foi roubado pelos discípulos enquanto os guardas dormiam (MT 28.1-5). A depressão e a covardia dos discípulos ofereceram um argumento forte contra a ideia deles se tornarem corajosos e ousados a ponto de enfrentarem um destacamento de soldados junto ao túmulo e roubaram o corpo. Eles não estavam com disposição para tentar algo assim - supondo, além disso, que os discípulos fossem capazes de transportar uma pedra de duas toneladas morro cima sem acordar os guardas!

I.N.D. Anderson, ex reitor da faculdade de direito da Universidade de Londres, comentou sobre a opinião de que os discípulos roubaram o corpo de Cristo. "Isto seria totalmente contrário a tudo o que sabemos deles: seu ensino ético, sua qualidade de vida, sua perseverança no sofrimento e perseguição. Isso também não explicaria sua dramática mudança de escapistas abatidos e desanimados em testemunhas que oposição alguma podia amordaçar".

A teoria de que autoridades judaicas ou romanas removeram o corpo de Cristo não é uma explicação mais satisfatória para o túmulo vazio do que o roubo por parte dos discípulos. Se as autoridades ficaram com o corpo ou sabiam onde ele estava, por que não revelaram isso quando os discípulos estavam pregando a ressurreição em Jerusalém? Se estavam de posse do corpo, por que não explicaram exatamente onde ele  se achava? Por que não recobraram o cadáver, colocaram num carro e o fizeram rodar pelo centro de Jerusalém? O dr. John Warwick Montgomery comentou sobre essa possibilidade: "A ideia de que os primeiros cristãos poderiam ter inventado e espalhado tal história entre aqueles que tinham condições de refutá-la simplesmente apresentando o corpo de Jesus ultrapassa os limites da credibilidade". Tal atitude teria certamente destruído o cristianismo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário