“Suicídio” religioso
O conceito de pluralismo religioso, o qual afirma que todas as religiões são igualmente verdadeiras, também se autorrefuta.
Se todas as religiões são verdadeiras, então, segue-se que o
cristianismo é verdadeiro. No entanto, uma das verdades do cristianismo
afirma que as outras religiões são falsas. Ou o cristianismo é
verdadeiro e as outras religiões são falsas ou alguma outra visão de
mundo é verdadeira e o cristianismo é falso. Em qualquer um dos casos,
não é possível que todas as religiões sejam verdadeiras.
Uma objeção comum à noção de inspiração bíblica diz o seguinte: A
Bíblia foi escrita somente por homens. Trata-se de um livro repleto de
ideias humanas e todas as ideias humanas possuem falhas. Portanto, a
Bíblia é um livro cheio de falhas.
Se todas as ideias humanas possuem falhas, então, a ideia de que
todas as ideias humanas possuem falhas também é uma ideia falha, o que
configura uma contradição. A objeção se autodestrói.
C. S. Lewis cita um exemplo que ilustra esse mesmo problema. Em
resposta à alegação freudiana e marxista de que todos os pensamentos
são, em sua origem, psicológica ou ideologicamente marcados, Lewis
escreve:
“Se eles afirmam que todos os pensamentos são assim marcados, então, obviamente, devemos lembrá-los que o freudismo e o marxismo são sistemas de pensamento da mesma forma que o são a teologia cristã ou o idealismo filosófico. O freudiano e o marxiano acham-se no mesmo barco em que todos nós estamos, e não podem nos criticar como se estivessem do lado de fora. Fazendo isso, cortam o galho sobre o qual eles mesmos estão sentados. Se, em contrapartida, eles disserem que o estar marcado não precisa invalidar o pensamento deles, tampouco, portanto, precisa invalidar o nosso. Nesse caso, eles salvam o galho em que estão, mas também salvam o nosso.” (God in the dock, p. 300)
O hinduísmo como uma visão religiosa também parece transigir com
noções contraditórias. Ele sustenta que a realidade como a conhecemos é
uma ilusão, uma ideia que se chama Maya dentro da perspectiva hinduísta.
Somos todos parte dessa ilusão e não existem identidades individuais
verdadeiras.
Minha pergunta é: se sou parte dessa ilusão, como eu poderia saber
disso? Como eu conseguiria possuir o verdadeiro conhecimento de que não
existo ou possuir qualquer espécie de conhecimento se não sou real? Os
indivíduos em um sonho sabem que não passam de fantasmas? Charlie Brown
sabe que ele é um personagem de desenho animado?
O conceito hindu de que o mundo é uma ilusão contradiz a ideia de que
eu posso ter o conhecimento que me diz que não sou uma mera ilusão, o
que torna o conceito hindu um pensamento que se autorrefuta.
A maneira mais comum de escapar desse problema é a reivindicação de
que a lei da contradição é uma noção ocidental e não se aplica ao
pensamento oriental, como o hinduísmo. As noções contraditórias são
igualmente verdadeiras no pensamento deles. Mas esse estratagema não é
menos autodestrutivo. Se as noções contraditórias são igualmente
verdadeiras na religião oriental, então a visão contrária – a de que as
contradições de fato devem ser levadas em conta –, tem de ser aplicada
também.
Gregory Koukl
Nenhum comentário:
Postar um comentário