sábado, 15 de julho de 2023

 Em diversas oportunidades, pessoas, ao me ouvirem dizer algo que me identifique como cristão, seja um comentário sobre moral, ética ou qualquer ensinamento bíblico, logo disparam a afirmar:

_ “No cristianismo não pode nada, tudo é proibido, não pode transar, não pode separar do cônjuge, não pode isso nem aquilo….”

Frases como essa são comuns e, ditas com grande amargura muitas vezes. No entanto, que verdade essa frase contém?

Necessariamente nenhuma! A não ser que você seja um fariseu, vivendo no Antigo Testamento, mas aí não seria cristianismo. 

Se você também pensa assim, saiba: te ensinaram o caminho errado e, você preferiu ir pelo caminho errado.


Somos salvos pela graça, certo?

Hummm, está em dúvida né?

Vamos caminhar pela Palavra:


Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 2:4-10


O que isso quer dizer?

Demorou…. eu respondo:

Nada do que eu faça pode me levar a salvação, não há nenhuma obra ou tentativa de ser santo que me leve a Deus. A salvação se dá por meio de Jesus Cristo, eu o aceito como meu senhor e salvador, filho de Deus, Deus filho, que encarnou (veio como homem), viveu como nós, nunca pecou, morreu em uma cruz para nos remir e redimir, na cruz levou todo o nosso pecado, ressuscitou ao terceiro dia, viveu entre os homens mais 40 dias e ascendeu aos céus. Essa é a crença básica para que alguém seja salvo.

_ Mas espera, então eu não tenho que ser “bonzinho” para ser salvo?

NÃO!!!!!

Ser bonzinho (bonzinho é legal né?) é consequência da salvação e não pré-requisito! Eu não me santifico para buscar a Deus, eu busco a Deus para me santificar. Eu não deixo de pecar para alcançar a Deus, eu aceito a Jesus como meu Senhor para que através do seu Santo Espírito, eu receba a capacitação (força, coragem, auxílio) para pecar menos. Não consigo abandonar minhas práticas pecaminosas sozinho, embora, tenho que querer abandonar, por amor a Ele. Eu busco o Espírito Santo de Deus, confesso a ele minhas práticas más e peço que Ele me capacite a deixá-las.

_ Por que?

Por que não é o pecado que me leva ao inferno.

_ Oh my god, como não?

O que leva ao inferno é não aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador. Claro que, uma vez convertido, terei sede e fome das coisas de Deus e farei por “amor” a vontade de Deus. Uma vez que amo a Deus e busco a sua vontade, o Espírito Santo vai tratar meu ser, de maneira que eu passe, por amor a Deus, a viver pelo exemplo de Cristo, buscando as coisas de Cristo, e passando a não gostar das coisas que desagradam a Ele… é um processo… é causa e consequência. É óbvio também que, aceitar a Jesus Cristo quer dizer aceitar a Bíblia como Palavra de Deus aos homens… de maneira integral (não, não posso escolher que parte quero crer), texto dentro do contexto.

P.S. Isso não anula a necessidade de sermos disciplinados… fazer o que se tem q fazer, mesmo q no momento eu não queira.


Entendeu ou quer que eu desenhe?


Jair Tomaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário