sábado, 24 de setembro de 2022
sábado, 17 de setembro de 2022
# Ansiedade
O oposto de confiar em Deus à ansiedade ou frustração, e Jesus falou muito sobre ansiedade. O texto que mais se destaca é Mt. 6.25-34, e, que Jesus Faz cinco referências à ansiedade ou a inquietação. Não devemos ficar ansiosos com o que iremos comer, berber ou vestir, e nem mesmo com as circunstâncias desconhecidas do amanhã. Outra expressão que Jesus usa em relação à ansiedade é: “Não temais” (ver Mt 10.31, Lc 12.7). pulo repete essa admoestação contra a ansiedade quando diz em Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos por coisa alguma.” E Pedro acrescenta: “Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, pois ele tem cuidado de vós” (1Pe. 5.7).
Quando Jesus ou Paulo, ou Pedro, que escreveram por inspiração divina) nos diz: “Não fique ansioso”, tal frase tem a força de uma ordem moral. Ou seja, a vontade moral de Deus é que não vivamos ansiosos. Ou sendo mais explícito, ansiedade é pecado.
Ansiedade é pecado por dois motivos. Primeiro, é falta de confiança em Deus. Em Mt 6.25-34, Jesus argumenta que, se o Pai celeste cuida das aves do céu e dos lírios do campo, não irá cuidar ainda mais de nós e de nossas necessidades? E Pedro disse que a razão para lançarmos nossa ansiedade em Deus é que ele se importa conosco. Assim, quando permito que a ansiedade me domine, estou, na verdade, acreditando que Deus não se importa comigo e não irá cuidar de mim na situação que está me deixando ansioso.
Ansiedade também é pecado porque significa recusar a providência de Deus em nossas vidas. A providência divina pode ser definida simplesmente como Deus orquestrando todas as circunstâncias e eventos do universo para a sua glória e para benefício de seu povo.
Pecados intocáveis – Jerry Bridges
sábado, 10 de setembro de 2022
# conceito de um falso Deus
A palavra grega para impureza é akatharsia, que indica “refugo ou imundícia”. Tal vocábulo era empregado para indicar uma ferida suja na carne ou a depravação moral do espírito.
Neste contexto, Paulo indica os diversos tipos de impurezas sexuais. A falta de pureza dentro das relações sexuais tem sido um flagelo da sociedade há milhares de anos. Nossa sociedade, inclusive, tem tratado todo prazer na esfera sexual como sendo puro e natural. Contudo, para nós, cristãos, puro é aquilo o que Deus diz que é.
“Se um homem se deitar com a nora, ambos serão mortos; fizeram confusão; o seu sangue cairá sobre eles. Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. Se também um homem se ajuntar com um animal, será morto; e matarás o animal” (Lv 20.12-13,15).
Essa lista nos mostra alguns exemplos do que Deus considera como forma impura de se praticar o sexo. Essa lista inclui relações com familiares, homoafetivas e com animais. Em nossa sociedade vemos, por exemplo, a questão da homossexualidade e do lesbianismo ser tratada como algo normal. No entanto, toda menção bíblica à homossexualidade a trata como pecaminosa. Devemos amar e respeitar o homossexual, mas, em tempo algum, aprovar as suas ações. O Apóstolo Paulo associa as impurezas sexuais, das quais ele destaca a homossexualidade, à consequência do afastamento de Deus:
“porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o criador, que é bendito eternamente. Amém! Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando seu uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro” (RM 1.21-27).
O homem, como não adorou a Deus, criou um conceito de um falso Deus; e como afirma John Stott: “um falso conceito de Deus conduz a um falso conceito de sexualidade”. É por isso que vemos lésbicas e homossexuais dizerem que Deus não condena suas práticas porque Ele é amor. O falso deus que criaram para si não fala de santidade e moralidade. Antes, é um deus que vive para servir aos prazeres deles, não para ser servido em obediência por eles.
Dentro das relações sexuais do casamento, também é necessário ter pureza: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb 13.4). Deve existir uma preocupação de nossa parte, não apenas com o nosso matrimônio, mas, também, com o nosso leito. O adúltero é uma pessoa que fere o matrimônio, mas o impuro é uma pessoa que fere o leito. A bíblia condena ambas as práticas. Ver pornografia junto do cônjuge para apimentar a relação; usar palavras de baixo calão; usar de abuso físico e violento dentro do sexo; são alguns exemplos de impureza que não devem estar presente no leito dos cristãos. Quando se trata de manter a saúde do relacionamento sexual, é muito importante que o marido e a esposa conversem e cheguem a um consenso. Contudo, precisamos sempre nos lembrar de que o sexo deve glorificar a Deus e de seguir os padrões estabelecidos por Ele.
De dentro para fora
Drummond/Raquel
sábado, 3 de setembro de 2022
#você é o escolhido
“… livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” - 2 Pedro 1.4
Acabe, para sempre, com todo o pensamento que cede à carne. Se quiser viver no poder do seu Senhor ressuscitado. Seria degradante que um homem que está vivo em cristo pudesse habitar na corrupção do pecado. “Por que buscai entre os mortos ao que vive?”, disse o anjo a Madalena. Deveria o vivo habitar na sepultura? Deveria a vida divina ser emparedada com a casa mortuária da luxúria carnal? Como podemos participar do cálice do Senhor e ainda beber do cálice de Belial? Certamente, cristãos, das luxurias e pecados mais expostos você está liberto: mas também escapou dos galhos mais secretos do passarinheiro satânico? Libertou-se da ânsia do orgulho? Escapou da preguiça? Afastou-se da segurança carnal? Está buscando, dia a dia, viver acima do mundanismo, da soberba da vida e do ludibriante vício da avareza? Lembre-se de que, é para isso que você foi enriquecido com os tesouros de Deus. Se você é realmente o escolhido de Deus e amado por Ele, não deixe que todo o abundante tesouro da graça seja desperdiçado em você. Siga a santificação; ela é a coroa e a glória do cristão. Uma igreja ímpia é inútil ao mundo e não tem apreço entre os homens. É uma abominação, o riso do inferno, a aversão dos céus. Os piores males que já vieram ao mundo foram trazidos por uma igreja ímpia. Ah, cristão, as promessas de Deus estão sobre você. Você é sacerdote de Deus: aja como tal. É um rei em Deus: reine sobre sua soberba. Você é o escolhido de Deus: não se associe com Belial. O céu é sua porção: viva como um espírito celestial, então provará que tem uma fé verdadeira em Jesus, pois não pode haver fé no coração a menos que haja santidade na vida.
Senhor, desejo viver como quem
leva um nome comprado por sangue.
Como quem teme, mas chora por ti,
e não conhece outra vergonha.
Pg 367 - C H Spurgeon
sábado, 27 de agosto de 2022
#Vocação
Pg 369 - C H Spurgeon
“Cada um permaneça na vocação em que foi chamado.” I Coríntios 7.20.
Algumas pessoas têm a tola noção de que a única forma pela qual podem viver para Deus é tornando-se ministros, missionários ou obreiros. Ai de nós! Quantos seriam excluídos de qualquer oportunidade de engrandecer o Altíssimo se esse fosse o caso. Amado, não é função, é fervor; não é posição, é graça que nos possibilitará glorificar a Deus. Certamente Deus é muito glorificado na loja do sapateiro, onde o trabalhador devoto canta sobre o amor do Salvador enquanto fura o couro, sim, muito mais glorificado do que em muitos lugares sacerdotais onde oficiais religiosos desempenham suas deficientes funções. O nome de Jesus é glorificado pelo pobre e iletrado carroceiro enquanto conduz seu cavalo e bendiz ao seu Deus, ou fala com seu companheiro de labuta na estrada, tanto quanto um ditado popular que, como os Boanerges [N.E.: Referente aos discípulos Tiago e João (Marcos 3.17) – significa filhos do trovão], que por todo o país “trovejaram” o evangelho. Deus é glorificado ao servirmos a Ele em nossas próprias vocações. Cuidado, caro leitor, para não abandonar o caminho do dever deixando sua ocupação, e fique atento para não desonrar sua profissão de fé. Pense um pouco em si mesmo, mas não pense tão pouco em seu chamado. Cada negociação lícita pode ser santificada pelo evangelho num desfecho mais nobre. Leia a Bíblia e descobrirá que as formas mais humildes de trabalho estão relacionadas com as ações mais ousadas de fé, ou com pessoas cuja vida foi ilustre em santidade. Portanto, não se afaste de sua vocação. Seja qual for a posição que Deus lhe Deus, ou qualquer que seja o seu trabalho, permaneça nele, a menos que tenha absoluta certeza de que Ele o chamou para outra coisa. Que seu primeiro cuidado seja o de glorificar a Deus na melhor forma que puder onde você estiver. Preencha o local onde você está em Seu louvor, e se Ele precisar de você em outro lugar, Ele lhe mostrará. Esta noite, deixe de lado ambições incômodas e abrace uma disposição pacífica.
sábado, 20 de agosto de 2022
# abrir mão
Render-se
Watchman Nee
"Render-se significa abrir mão, significa vencer."
Leiamos dois versículos. Em Lucas 18:27 é dito: "As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus". Em 2 Coríntios 12:9 é dito: "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo ".
DEUS DESEJA QUE O HOMEM PERCEBA SUA INCAPACIDADE
Irmãos e irmãs, Deus chegou à conclusão de que nunca conseguiremos nada. Ele já determinou que somos incapazes. Já discerniu a situação e viu que não conseguimos fazer nada. E já disse isso. A questão agora está em como reagiremos. Irmãos e irmãs, por que Deus permite que caiamos tão freqüentemente depois de salvos? Por que temos fracassado constantemente desde o dia da nossa salvação até agora?
Muitos me confessam com lágrimas que não conseguem vencer esse ou aquele pecado. Irmãos e irmãs, não pensem que não compreendo suas frustrações; sei que algum pecado os vem molestando, mas dou graças a Deus e O louvo porque vocês não conseguem superá-lo. Vocês se renderam; reconheceram a derrota; Deus lhes mostrou que não conseguem vencer. Ele não tem necessidade de mostrar-lhes muitos pecados. Basta deixá-los ver um só, e esse será suficiente para demonstrar-lhes que vocês não conseguem vencer.
Talvez uma irmã tenha vencido todo tipo de pecado, mas não consegue vencer o pecado da mentira. No instante em que abre a boca, mente. Quando fala, as mentiras lhe saem da boca. Ela reconhece que é um pecado que não consegue vencer.
Outra irmã talvez não consiga vencer o mau gênio. Ela se altera assim que é provocada. Imediatamente após alterar-se, confessa o pecado; mas logo em seguida o mau gênio volta. Cada vez que perde a paciência, sabe que tem de confessar o pecado, e após ter confessado, explode novamente. Isso a perturba muito, mas não há o que possa fazer. Continua perdendo a paciência freqüentemente.
Talvez um irmão tenha conseguido vencer muitos pecados, mas não o de fumar. Embora seja um bom irmão, não consegue vencer esse pecado.
Outra irmã talvez vença todo tipo de pecado, mas não consegue vencer o de comer sem parar e fora de hora.
Por que os cristãos têm experiências diferentes? Deus permite que essas coisas permaneçam em nós para provar-nos que nada podemos fazer. Ele sabe que nada podemos fazer, mas nós dizemos que podemos. Ele diz que somos um caso sem esperança, mas nós ainda agimos como se houvesse esperança para nós.
Precisamos ver que todas as nossas decepções e fracassos, e todas as vergonhosas derrotas são o modo de Deus provar-nos que não conseguimos. É assim que Ele nos pergunta se já percebemos que fracassamos o suficiente. É desse modo que demonstra que jamais conseguiremos vencer. Ele permite que fracassemos uma, duas, dez e até mesmo vinte vezes, para que vejamos que nada podemos fazer. Permite que constantemente fracassemos a fim de mostrar-nos nossa incapacidade. Permite que tenhamos essas experiências para que reconheçamos diante Dele que não somos capazes. O primeiro passo em direção à libertação é reconhecer que nada podemos fazer. Para ser salva, uma pessoa deve primeiro reconhecer sua incapacidade. Da mesma maneira, para vencer, também precisa reconhecer sua incapacidade. Uma vez que cheguemos a esse ponto, Deus poderá começar a trabalhar. Infelizmente o jovem rico que se aproximou de Jesus retirou-se desiludido! É uma lástima ele ter ido embora entristecido, apesar de ter visto a própria incapacidade!
Por que Deus deu a lei ao homem? Não precisamos examinar todas as leis que Deus nos deu nesses quatro mil anos. Necessitamos atentar apenas aos dez mandamentos que Ele deu aos israelitas no monte Sinai. Qual foi o propósito deles? Deus os deu aos israelitas não para que os guardassem, mas para que os quebrassem. Que significa isso? Deus sabe que o homem não pode guardar a lei e também sabe que todos somos pecadores. No entanto, o homem se nega a aceitar o juízo de Deus. Somente quando fracassa, depois de tentar cumprir a lei, é que uma pessoa reconhece que é pecadora. O livro de Romanos nos diz que Deus deu a lei ao homem para que este a quebrasse, e não para que a guardasse. Quando o homem, então, compreende que não consegue guardar a lei, aí é que é subjugado e se humilha. Deus despendeu quatro mil anos para ajudar o homem a ver que não pode fazer nada. Depois enviou Cristo para que o homem O recebesse e fosse salvo por Ele.
Nos últimos dois mil anos muitos pecadores foram salvos. Fomos salvos apesar de pecadores. Pela lógica, isso deveria ser suficiente para humilhar-nos; mas não sei se melhorou em alguma coisa seu mau gênio ou orgulho. É possível que tenha havido algo que chamemos de melhora, mas na verdade é repressão. Antes seu mau humor se manifestava externamente; agora fica reprimido. Antes, nosso orgulho se manifestava externamente; agora o reprimimos. Mas quando a repressão chega a certo nível não podemos reprimir-nos mais, e tudo ficará fora de controle. Deus nos mostra que não podemos fazer nada. Ele nos diz que ninguém pode pôr fim a seus pecados. Enquanto houver alguma coisa que o homem não possa fazer, sua incapacidade será manifestada.
Irmãos e irmãs, somos inúteis. Para receber libertação da parte de Deus, a primeira coisa é reconhecer que nada podemos fazer e não tentar nada. Temos de dizer a Deus: "Deus, rendo-me a Ti. Estou acabado. Não mais lutarei". Isso é o que significa render-se. Irmãos e irmãs, a primeira condição para a libertação é dizer: "Não posso fazer nada. Não tentarei lutar mais, nem continuarei esforçando-me. Antes tinha tentado deixar um pouco meu orgulho, mas agora, Senhor, não tenho intenção de mudar-me. Anteriormente procurei mudar um pouco meu mau gênio, mas, Senhor, desistirei de tentar. Pensei ter corrigido minha língua, mas agora não continuarei tentando. Não posso fazer nada. Não tentarei mudar-me. Dou-me por vencido".
domingo, 14 de agosto de 2022
# marcas de um pai piedodo - III
Marca 3: Ele retoma sua caminhada rumo a Deus, confiando em Deus para orientar seu filho a segui-lo, dizendo com isso: "Acredito em você!"