quarta-feira, 21 de julho de 2010

Percepções




 Percepções Podem não Ser a Realidade






Quantas vezes sofremos de forma insuportável porque alguém não nos deu o que pensávamos que deveria nos dar e, realmente, eles não tem percepção daquilo que pensamos de que precisamos?
Sua percepção é como você vê as coisas. Quero dizer novamente que, muitas vezes, você sente que alguém o está rejeitando quando na verdade, não está. Algumas vezes, você sofre muito simplesmente por causa de uma imaginação fértil.
Até poucos anos atrás, Dave e eu discutíamos muito, porque às vezes ele não concordava totalmente comigo. Ao concordar comigo, ele estaria dizendo que eu estava certa, e isso me mantinha sentindo-me “bem” ou estável, eu me sentia confiante, segura e firme. Se ele não concordasse comigo, eu ficava emocionalmente desnorteada e tinha todo o tipo de reações indevidas. Eu não compreendia o motivo. Dave até mesmo me dizia: “Por que você age como se eu a tivesse atacando todas as vezes que não concordo com você? Joyce, tenho o direito de dar minha opinião! De outra forma, não há comunicação! Realmente não estamos nos comunicando se eu somente ouvir o que você disser e responder: “Sim querida, sim!” Eu não podia dar uma resposta sensata, já que nem eu mesma compreendia minha reação.
Algumas vezes, Dave e eu conversávamos sobre algo que era importante para nosso relacionamento, e eu precisava considerar sua opinião. Mas eu realmente não queria discutir... somente queria ouvi-lo dizer: “Sim, você está certa!”. Todos nós estamos conscientes de que isso não é comunicação. Isso é manipulação e controle. Como resultado do meu comportamento, ele perdeu o interesse em conversar comigo sobre qualquer coisa significativa. Em várias ocasiões, irritada, eu lhe dizia: “Precisamos conversar!”.
Ele, finalmente, disse: “Joyce, nós não precisamos conversar! Afinal, você fala e eu ouço!”. Era triste, mas eu realmente não sabia por que tínhamos esse problema. Eu amava o Senhor e estava ajudando muitas outras pessoas. Dave e eu tínhamos um grande casamento, mas não conseguíamos nos comunicar de forma bem-sucedida. Não tínhamos brigas violentas porque recebemos uma revelação a respeito do assunto, e realmente não queríamos entrar nisso. Mas precisávamos de uma solução. Eu vivia clamando a Deus: “Qual é o problema?”. Eu não queria ser rebelde! Eu não queria ficar ofendida! Eu não queria que meus sentimentos fossem feridos! Mas isso foi tudo o que consegui!
Finalmente, Deus me mostrou qual era o problema. Ele disse: “Joyce, cada vez que Dave discorda de sua opinião, você recebe isso como rejeição. E, realmente, ele não a está rejeitando. Ele simplesmente não concorda com sua idéia”.
Você deve aprender a separar suas opiniões e idéias do seu “eu” real. Apenas porque as pessoas rejeitam sua opinião não significa que elas o rejeitem! Elas podem discordar de você e ainda amá-lo e respeitá-lo como pessoa. Você deve dar as pessoas a oportunidade de discordar, ou não haverá base para um bom relacionamento.




Joyce Meyer -  A raiz de rejeição

Nenhum comentário:

Postar um comentário