segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Render-se - I parte



Render-se (1ª parte)
Watchman Nee


"Render-se significa abrir mão, significa vencer." 

Leiamos dois versículos. Em Lucas 18:27 édito: "As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus". Em 2 Coríntios 12:9 é dito: "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo ".




UMA COISA AINDA TE FALTA

Em Lucas 18:27, o Senhor Jesus disse que as coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus. Sabemos em que ocasião Ele disse isso. Um jovem rico havia vindo a Ele e perguntado: "Que farei para herdar a vida eterna?" (v. 18). Visto que perguntou o que devia fazer, o Senhor lhe respondeu: "Sabes os mandamentos: Não adulteres, não mates, não furtes, não digas falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe" (v. 20). O Senhor lhe fez uma lista de cinco itens. Disse ao jovem que para herdar a vida eterna, a vida incriada de Deus, pelas obras, deveria cumprir essas coisas. Isso envolve coisas que se deve e não se deve fazer. O jovem rico pensava que se herdar a vida eterna fosse apenas deixar de fazer certas coisas e cumprir outras, ele conseguiria. De fato, afirmou ter guardado todos esses mandamentos desde a juventude; então o Senhor lhe disse: "Uma coisa ainda te falta" (v. 22).

Agora não temos tempo de aprofundar-nos nessa passagem. Apenas extrairei dela um princípio. Quando o jovem perguntou ao Senhor o que devia fazer para herdar a vida eterna, o Senhor mencionou apenas cinco coisas. Por que não lhe disse seis coisas? Por que não lhe disse todas as condições de uma vez? Por que depois dessas cinco coisas lhe disse: "Uma coisa ainda te falta"? A única razão era demonstrar-lhe que ele não conseguia. A vida eterna é um dom de Deus, é Sua graça, e o homem não pode obtê-la mediante as obras. O Senhor primeiramente falou ao jovem rico de cinco coisas e depois acrescentou: "Uma coisa ainda te falta", porque desejava que o jovem soubesse que não poderia herdar a vida eterna pelas obras; é impossível obter vida eterna por obras. Mas o jovem rico ignorava isso. Continuava declarando que conseguia. Desde a juventude havia guardado os mandamentos de não adulterar, não matar, não furtar, não dizer falso testemunho e honrar pai e mãe. Portanto, o Senhor acrescentou: "Uma coisa ainda te falta". O Senhor percebeu que havia uma coisa que o jovem não conseguia fazer. Ele conhecia bem esse jovem e sabia que havia uma coisa que ele não conseguia vencer.

O Senhor hoje faz a mesma coisa entre nós em relação à experiência da vida que vence; Ele está aplicando o mesmo princípio. Talvez alguns digam que não são tão orgulhosos, invejosos ou obstinados como outros. Talvez pensem que são melhores que outros em muitos aspectos, mas Deus sabe que há algo em cada um de nós que não conseguimos vencer. Ele permite que isso permaneça em nós, a fim de demonstrar-nos que é impossível para o homem. Desde que não cometamos adultério, nem matemos, nem roubemos, nem digamos falso testemunho, e desde que honremos os pais, achamos que conseguimos fazer tudo. Se outros nos perguntassem se temos vencido, poderíamos dizer-lhes que temos vencido nessa ou naquela questão. Podemos pensar que tudo está bem. Mas a pergunta hoje não é quantas coisas já vencemos, mas se existe alguma que não tenhamos vencido. Deus permite que algo permaneça em nós para mostrar-nos que ainda há alguma coisa que não conseguimos fazer.

Num capítulo anterior, vimos que, de acordo com a avaliação que Deus fez de nós, só merecemos ser crucificados. Ele sabe plenamente que não conseguimos vencer o pecado e nunca podemos fazer o bem. Mas ainda que Ele diga que somos inúteis, continuamos pensando que de algum modo somos úteis. Ele nos conhece, mas nós não nos conhecemos. Não importa quão bons digamos ser, Ele dirá que uma coisa ainda nos falta. O mau gênio persegue alguns permanentemente. A outros sempre é a teimosia. Talvez alguns não sejam orgulhosos nem invejosos, mas sua obstinação nunca os abandona. Uma coisa ainda lhes falta. Sempre haverá algo que não conseguimos vencer. Não temos o poder para vencer esse pecado. Talvez outras pessoas não sejam orgulhosas, invejosas nem obstinadas, tampouco se irem facilmente, mas estão cheias das próprias palavras; não conseguem viver sem falar o tempo todo. Podem gloriar-se de não ter cometido esse ou aquele pecado, mas o Senhor ainda lhes dirá que lhes falta algo. Alguns são incapazes de abrir mão do dinheiro, embora nunca cheguem a cometer um pecado grave. O pecado deles é a avareza; é uma mancha imunda que permanece neles. Deus diz que ainda lhes falta uma coisa. Algo ainda falta porque Deus quer demonstrar-nos que não conseguimos vencer. Talvez desejemos levar uma vida perfeita, mas há algo que dá testemunho de que não a temos alcançado. Irmãos e irmãs, essa é a primeira qualificação: admitir que "uma coisa" ainda nos falta. Para alguns é o orgulho, para outros pode ser a inveja, a loquacidade ou os pensamentos impuros. Talvez outros tenham mais de "uma coisa".

As palavras do Senhor indicam que ao homem é impossível conseguir a salvação, receber a vida, ser vitoriosos e obter a vida abundante. Apesar disso, esse jovem rico não admitiu sua incapacidade. Sua resposta foi bastante ousada: "Tudo isso tenho observado desde minha juventude". Quão presunçosa foi sua resposta! Quanta confiança em si mesmo se percebe nessas palavras! Ele imaginou ter tudo. Mas o Senhor disse que uma coisa ainda lhe faltava. Talvez um homem diga que não tem orgulho, inveja, obstinação, loquacidade e nenhum dos pecados já mencionados; mas uma coisa ainda lhe falta. Se fosse para casa e meditasse um pouco, poderia ver que uma coisa ainda lhe falta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário