sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Render-se - III parte


Render-se
Watchman Nee

"Render-se significa abrir mão, significa vencer."
Leiamos dois versículos. Em Lucas 18:27 édito: "As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus". Em 2 Coríntios 12:9 é dito: "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo ".



RENDER-SE SIGNIFICA ABRIR MÃO

Irmãos e irmãs, que acontece quando vemos que o Senhor morreu na cruz por nós? Que acontece quando cremos? Imediatamente desistimos de tentar fazer o bem. Somos salvos no momento em que cremos. Do mesmo modo, quando vemos que o Senhor nos levou à cruz e nos crucificou ali, paramos de lutar e não tentamos melhorar-nos. Uma vez que cremos que o Senhor está em nós e vence em nosso lugar, cessamos nossas obras e permitimos que Deus nos resgate. Então diremos: "Senhor, nunca melhorarei nem tenho a intenção de tentar. Não farei nada de hoje em diante. Não tomarei o controle da situação nem me preocuparei com nada. Abrirei mão de tudo a partir de hoje e os problemas já não serão meus". Irmãos e irmãs, isso é o que significa render-se; é o que significa abrir mão.

Alguns têm dito que abrir mão é muito difícil. Quando a tentação chega, preparam-se para uma luta, e quando o mau gênio se levanta têm de lutar com ele. Quando se propõem a fazer algo e fracassam, concluem que só resta uma coisa: tomar uma decisão mais firme da próxima vez. Entretanto, outra resolução trará outra derrota, e nova promessa apenas significa outra promessa quebrada. Quanto mais resoluções tomarmos, mais fracassaremos. Se a primeira resolução não foi suficientemente firme, mesmo que a segunda seja, tampouco trará resultados. Romanos 7 descreve isso bem detalhadamente: "Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo" (v. 18). Nenhuma promessa que façamos servirá para nada, porque não abrimos mão das coisas. Ainda continuamos administrando nossos próprios assuntos; não conseguimos dizer que fomos crucificados com Cristo nem que já não somos nós que vivemos. Abrir mão significa morrer, renunciar; significa abandonar todo esforço em tomar o controle e esquecer o assunto. Quando não formos mais capazes, Deus, então, operará. Portanto, a primeira condição é "abrir mão".

Havia em Tientsin um irmão com sobrenome Lee, que certa vez me perguntou como conseguiria renunciar e largar mão das coisas. Disse-me que não conseguia renunciar nem largar; assim, que deveria fazer? Perguntei-lhe o que fazia em sua empresa, e ele me respondeu que era gerente do departamento têxtil. Perguntei-lhe o que faria se o gerente geral lhe dissesse que no mês seguinte não mais precisasse dele na empresa, e naquele momento estaria despedido. Ele respondeu que a única coisa que poderia fazer seria renunciar. Então lhe perguntei: "Suponha que no mês seguinte chegue o novo gerente e você entregue tudo a ele. Que faria se um cliente se aproximasse e lhe perguntasse que tipo de tecido novo você tem, qual é o preço, quanto você acha que o preço subirá em dois dias, etc". O irmão respondeu: "Se isso acontecesse alguns dias antes da chegada do novo gerente, faria os cálculos pertinentes para determinar o que a companhia teria em estoque e quanto precisaríamos estocar. Mas, se já tivesse entregado tudo ao novo gerente, não teria de fazer nada. Tudo o que teria de fazer seria ver os outros trabalhar". Isso é o que significa largar mão e render-se. É o que significa estar crucificado com Cristo. Precisamos dizer ao Senhor: "Não renuncio porque eu seja capaz; renuncio porque não posso tolerar mais isso. Não sou capaz de nada; não consigo administrar as coisas. É por isso que tenho de renunciar. Meu mau gênio persiste; meu orgulho ainda está presente; minha obstinação e minha inveja ainda estão comigo. Não posso fazer nada a esse respeito. A única coisa que me resta é render-me e renunciar. Só posso dizer que daqui em diante tudo está em Tuas mãos". Sendo assim, quando os "clientes" aparecerem, não precisamos ficar alarmados. Há muitos "clientes" que sempre vêm fazer negócios conosco. A única coisa a fazer é deixar tudo nas mãos do Senhor. Não nos devemos preocupar nem tentar fazer nada. Isso é o que significa vencer; isso é o que significa render-se.



Fonte: Capítulo 6 do livro: A Vida que Vence
Editora: Árvore da Vida






Nenhum comentário:

Postar um comentário