quarta-feira, 14 de março de 2012

... o provável é que Ele não seja gentil

O Ministério da Noite




Se Deus se dispõe a fazer de você um cristão incomum,o provável é que ele não seja tão gentil como geralmente o descrevem os mestres populares.
O escultor não usa um estojo de manicuro para transformar o mármore informe e rude num espécime de beleza. A serra, o martelo e o cinzel são instrumentos cruéis, mas sem eles a tosca pedra continuará sendo sempre informe e destituída de beleza.



Para fazer em você a suprema obra de sua Graça, Ele vai tirar do seu coração tudo que você mais ama. Tudo aquilo em que você confia ir-se-a de você. Cinzas amontoadas jazerão onde os seus tesouros mais preciosos costumavam estar.

Isso não é ensinar o poder santificador da pobreza. Se ser pobre tornasse os homens mais santos, todo vadio estendido num banco de jardim seria santo. Mas Deus conhece o segredo para retirar as coisas dos nossos corações, continuando elas a ficar para nós. O que Ele faz é limitar-nos o seu usufruto. Ele permite que as tenhamos, mas nos torna psicologicamente incapazes de deixar que os nossos corações sejam atraídos por elas. Deste modo, são úteis sem ser nocivas.

Isso tudo Deus realizará à custa dos prazeres comuns que até o presente davam sustentação à sua vida e a mantinham animada. Agora, sob o cuidadoso tratamento ministrado pelo Espírito Santo, a sua vida pode tornar-se árida, sem gosto e, em certa medida, um fardo para você.

Enquanto estiver nesse estado, você sobreviverá por uma espécie de cego desejo de viver; não encontrará nada do encanto interior que antes desfrutava. Nesse período, o sorriso de Deus ter-se-á retirado, ou, pelo menos, estará oculto aos seus olhos. Então você aprenderá o que é a fé; verá o caminho difícil, mas o único caminho aberto diante de si; verá que a verdadeira fé está na vontade, que a indescritível alegria de que fala o apóstolo não é propriamente a fé, mas um fruto da fé que amadurece lentamente;  e aprenderá que as alegrias espirituais do presente podem vir e ir-se como se dá, sem que isso altere o seu nível espiritual ou sem que afete de nenhum modo a sua posição como verdadeiro filho do Pai Celeste. E você aprenderá também, provavelmente para seu espanto, que é possível viver com a consciência tranquila diante de Deus e dos homens e ainda não sentir nada da "paz e alegria" de que tanto ouviu falarem cristãos imaturos.

Por quanto tempo você continuará nessa noite da alma, dependerá de vários fatores, alguns dos quais você poderá identificar mais tarde, enquanto que outros permanecerão com Deus, completamente ocultos para você. As palavras, "Teu é o dia, tua também a noite" (Sl. 74:16), agora serão interpretadas para você pelo melhor de todos os mestres, o Espírito Santo; e você saberá por experiência pessoal que coisa abençoada é o ministério da noite.

Mas há limite para a capacidade humana de viver sem alegria. Até Cristo só pôde suportar a cruz "em troca da alegria que lhe estava proposta" (Heb. 12:2). O aço mais forte se parte se for mantido muito tempo sob tensão. Deus sabe exatamente quanto tempo poderemos suportar a noite; assim, Ele dá alívio à alma, primeiro pelos gratos vislumbres da estrela da manhã e, depois, mediante a luz mais completa que prenuncia a manhã.

Devagar, você descobrirá o amor de Deus em seu sofrimento. O seu coração começará a aprovar a coisa toda. Você aprenderá consigo mesmo o que nenhuma escola do mundo poderia ensinar-lhe-á ação curativa da fé desassistida do prazer. Você perceberá e compreenderá o ministério da noite - o seu poder de purificar, liberar, humilhar, destruir o medo da morte e, o que é mais importante para você no momento, o seu poder de destruir o medo da vida. E aprenderá que às vezes a dor pode fazer o que até a alegria não pode, como tornar manifesta a vaidade das futilidades da terra, e encher o seu coração de anseio pela paz do céu.

O que escrevo aqui, de maneira nenhuma é original. Cada geração de cristãos inquiridores descobre de novo isso, e é quase um clichê da vida mais profunda. Todavia, é preciso dizê-lo a esta geração de crentes, e dizê-lo muitas vezes e com ênfase, pois o tipo de cristianismo ora em voga não inclui nada tão sério e difícil como isto. Ao que parece, a busca do cristão moderno é de paz mental e alegria espiritual, com apreciável grau de prosperidade material introduzida como prova do favor divino.

Contudo, alguns aprenderão isso, ainda que seja relativamente pequeno o número deles, e eles constituirão o sólido núcleo de santos praticantes tão seriamente necessários nesta hora grave, para que o cristianismo do Novo Testamento sobreviva até à próxima geração.





A. W. Tozer em
Este Cristão Incrível, Mundo Cristão, 2000



Nenhum comentário:

Postar um comentário