sábado, 25 de março de 2017

O Legalismo - A observância de certos dias


O legalismo é a religião da realização humana.Defende que a espiritualidade é baseada nas obras ou em Cristo mais as obras. Nesse caso, a medida da espiritualidade fica na dependência daquilo que o homem é capaz de fazer. Os verdadeiros cristãos, entretanto, são aperfeiçoados em Cristo, que lhes garantiu completa salvação,perdão e liberdade.


A observância de certos dias

As celebrações anuais dos judeus são a Páscoa,o Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos (cf Lv 23).Sacrifícios eram oferecidos no primeiro dia do mês ou na lua nova (cf. Nm 28.11-14). Paulo cita também os "sábados",outro dia santo da antiga aliança, do qual não se exige a observância dos cristãos. Sobre isso, podemos encontrar as seguintes evidências nas escrituras:

1- o sábado era sinal da antiga Aliança (Ex 31.16-17; Ne 9.14; Ez 20.12), portanto, aos cristãos não se exige que cumpram os sinais do antigo pacto (Hb 8.13);

2- o Novo Testamento, em nenhum lugar, recomenda que o cristão guarde o sábado;

3- os cultos na igreja primitiva eram realizados no domingo, o primeiro dia da semana,

4- não há sinal no Antigo Testamento de que Deus esperava que as nações gentias observassem o sábado, nem que foram condenados por não fazê-lo;

5- não há evidência de que se guardava o sábado antes de Moisés, nem há qualquer mandamento para o sábado, anterior à lei dada ao povo de Israel no monte Sinai;

6- o Concílio de Jerusalém não impôs a guarda do sábado aos crentes gentios;

7- Paulo,nas epístolas que escreveu, preveniu os gentios acerca de diversos pecados,mas nunca acerca da quebra do mandamento do sábado;

8- Paulo censurou os gálatas por pensarem que Deus esperava que eles observassem dias especiais,incluindo o sábado (Gl 4.10-11);

9- Paulo ensinou que guardar o sábado era uma questão de liberdade cristã (RM 14.5);

10- os pais da igreja primitiva,de Inácio a Agostinho, ensinaram que o sábado do Antigo Testamente foi abolido e que o primeiro dia da semana (domingo) era o dia em que os cristãos deveriam encontrar-se para prestar culto a Deus. Isso contraria o argumento de alguns de que o culto dominical somente foi instituído no quarto sécuo (cf. MacArthur,p. 118-119).



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