quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Individualidade


                                                  
O Senhor nosso Deus é Santo, separado, diferente, individualizado em relação à criação. Ele e a criação são "coisas" diferentes, são de natureza diversa. A idéia de que Deus é o somatório de todo o tipo de energia é uma heresia panteísta (crença em que Deus é tudo). Para nós, cristãos, o Senhor Deus é um ser autoconciente e diferenciado dos demais. O Senhor estabelece uma relação de parceria, amizade e amor com o homem. E, apesar de toda troca, Ele está sempre e sempre estará individualizado. Deus não Se confunde com nada, nem com ninguém. Ele ajuda ao homem, salva-o, revela-Se para ele, manifesta-Se através dele, mas sempre Se relaciona numa base de respeito à pessoa e à individualidade (livre arbítrio) do ser humano.

Um comentário:

  1. "1. Não se turbe o vosso coração;credes em Deus, crede também em mim. 2. Na casa de meu pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vos também. 4. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. 5. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, se não por mim."

    João 14.1-6

    ResponderExcluir