segunda-feira, 2 de maio de 2011

o "filho da alvorada"



Satanás como Lúcifer, o “filho da alvorada”


      Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”.

      Desde o princípio da existência do homem, no jardim do Éden, Satanás tem usado todas as suas armas, táticas e estratégias para impedir que a vontade de Deus seja cumprida na terra. No decurso dos séculos, o inimigo tem mentido, enganado e cegado os homens, para que não vejam a verdade. Corrompeu as mentes, afastou os corações de Deus e trouxe o pecado, a enfermidade, a destruição e a morte ao mundo.
        Desde o dia em que a Igreja de Jesus Cristo nasceu, Satanás tem trabalhado incessantemente para destruí-la. Ele está para liderar um ataque total contra os filhos de Deus. Valendo-se de estratégias específicas contra os cristãos, procura manter a Igreja enfraquecida para impedi-la de atingir a “medida da plenitude de Cristo”. É plano de Satanás impedir que nos movamos no poder e na unção do Espírito Santo e que destruamos as fortalezas na vida do que se encontram ao nosso redor.
        Estamos vivendo uma época em que todos os filhos de Deus devem ser capazes de RECONHECER e CONHECER o seu Inimigo. Por isso, estamos empreendendo uma ação OFENSIVA contra Satanás, a fim de o desmascarar: mostrar como ele está atacando os cristãos, descrever as estratégias que está usando, ensinar como reconhecê-lo e como identificar as suas obras, apontar o local onde a batalha é empreendida e ganha e explicar como contra-atacar e vencê-lo.
        No passado, a Igreja deixou de reconhecer Satanás e sua obra. Deixamos de assumir a nossa posição de poder e autoridade sobre ele. Mas chegou a hora de expor Satanás, de encará-lo, como Jesus fez, e ordenar-lhe: “VÁ EMBORA”. Jesus CONHECIA O INIMIGO. Tome UMA ATITUDE AGORA! Por meio do poder e da unção do Espírito Santo, exerça autoridade sobre Satanás, repreenda-o e expulse-o!
        Antes de lançar uma ofensiva completa contra Satanás, você deve CONHECÊ-LO, SABER as características de seu Inimigo e aprender a REONHECER as estratégias que ele usa contra você.
        Em toda a Palavra de Deus, há muitos nomes que se referem a Satanás, os quais revelam diferentes aspectos de seu caráter. Ao ver esses nomes e seus significados, você terá uma compreensão mais clara do caráter e da obra de Satanás na terra hoje. Você o reconhecerá, e não será apanhado de surpresa quando ele atacar.
        Vemos no texto em estudo que Satanás, originariamente, era conhecido como Lúcifer, a mais elevada, bela, poderosa e sábia criatura de Deus. Em Ezequiel 28.11-19, ele é apresentado como um ser espiritual perfeito, sem pecado, dotado de livre-arbítrio. Era “cheio de sabedoria e de perfeita beleza” (v. 12).
        Lúcifer ocupava a elevada posição de “querubim ungido” (ARC), a função sacerdotal de liderar a criação na adoração a Deus (Ez 28.14). como querubim ungido, Lúcifer desfrutava o privilégio de ficar na presença de Deus.
        Lemos em Ezequiel 28.15: “Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que oi criado até que se achou maldade em você”. Satanás era perfeito em todos os aspectos desde o dia em que foi criado, até que o pecado foi concebido em seu coração, enchendo-o de orgulho. Ele olhou para o Criador e seu trono e considerou-se igual a Deus. Usou o livre-arbítrio que Deus lhe dera para permitir a entrada do pecado em seu coração e para rebelar-se contra Deus. Por isso, ele foi expulso do “monte de Deus” (v.16).
        A descrição de Lúcifer como “filho da alvorada” mostra que ele não é uma fábula, mas um ser espiritual real. Assim como Cristo está vivo e opera sobre a terra hoje, por meio do Espirito Santo, na vida dos filhos de Deus, Satanás está vivo e opera neste mundo por meio de espíritos malignos e da vida dos “que vivem na desobediência a Deus” (Ef 2.2).

Bíblia de Estudo – Editora Central Gospel – páginas 849 e 850

Nenhum comentário:

Postar um comentário