quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O que fazer


"Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
Gênesis 2.18

Os relacionamentos interpessoais são um aspecto-chave da liderança e da vida do ser humano. Já no começo do mundo Deus reconheceu esse fato quando declarou: "Não é bom que o homem esteja só" (Gen 2.18). Muitos milênios depois, Paulo retoma o assunto ao se referir a um movimento em construção, mais tarde chamado cristianismo. Em sua carta à igreja de Éfeso, o apóstolo ressalta que "todos somos membros de um mesmo corpo" (Ef 4.25).

   Deus ordenou que sua criação vivesse em comunidade. Além dos seres humanos, muitas outras criaturas de Deus foram feitas de tal maneira que precisam viver em harmonia e em relacionamentos. O grande livro de Jack Canfield, Mark Hansen e Patty Hansen, Condensed chicken soup for the soul, explica como funciona o relacionamento dos gansos. Segundo os autores, os gansos aumentam o alcance de vôo em 71% voando na formação em v. "A medida que bate as asas, cada ave cria uma sustentação para a que vem logo atrás". Quando sai dessa linha, o ganso sente de imediato a resistência maior do ar e retorna ao grupo. "Quando se cansa, o ganso-lider troca de lugar com outro ganso, que assume a ponta. A disposição constante de liderar e seguir aumenta o desempenho de toda a 'asa' da formação em v. Os gansos postados atrás grasnam a fim de encorajar os que estão à frente a manter o ritmo. Os liderados animam os líderes. Se por qualquer motivo um ganso sai da formação e perde velocidade ou altitude e cai, dois outros gansos o seguem e tentam ajudá-lo e protegê-lo, ficando com ele até que se recupere ou morra. Só então levantam vôo novamente ou se ajuntam a outro bando para alcançar o grupo a que pertenciam".
  
   Nos, seres humanos, somo espertos o suficiente para descobrir maneiras de sermos bem sucedidos em isolamento eu em competição com os outros. Imagine o que poderíamos alcançar se agíssemos com a simplicidade de um bando de gansos!



Fonte: desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário