segunda-feira, 22 de agosto de 2011

vá, e não peques mais


 
“... vá e não peques mais.”


       Semana passada, enquanto lia um livro de ficção que trata de espionagem, política e seus desdobramentos (O urso e o Dragão – Tom Clancy), deparei-me com um trecho interessante, uma cena que me tocou. Em determinado momento do livro, ao final de um culto evangélico dirigido por um pastor negro, um homem branco, que no passado foi membro de uma organização racista chamada Klu Klux Klan, aproximou-se do pastor e, tocado por Deus, passou a pedir perdão pelo seu passado de violência. A resposta do pastor foi um trecho muito conhecido do evangelho, situada no livro de João, capítulo 08: “... vá e não peques mais”.

        É realmente tocante como Deus usa os mais diversos meios para falar conosco, para nos tocar em qualquer lugar e a qualquer hora, de maneira a nos trazer conforto, exortação e ânimo. Deus não precisa de momentos ou lugares “especiais”, Ele transforma qualquer momento em “especial”.
        
      Quanto à palavra: simples, sem ser simplista. Simples porque exprime em poucas palavras grande parte do evangelho, de maneira objetiva e clara; mas não é simplista porque torna explícito a necessidade de mudança “... não peques mais”. Jesus nunca disse: “Teus pecados estão perdoados, pode continuar sua vida como sempre foi”. A mensagem do evangelho sempre trouxe o perdão, mas atrelado à necessidade de mudança, e mudança pra melhor!
         
      Bom dia, e uma semana abençoada para todos nós!

João 8:1-11

1 - JESUS, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
2 - E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
3 - E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 - E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 - E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 - Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 - E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 - E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 - Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
10 - E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 - E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário