segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Advertência Final




Ainda resta uma importante advertência a ser manifestada acerca da vontade. E é esta: quanto mais alguém abandona suas convicções e negligencia a disciplina, mais essa pessoa muda gradualmente as próprias necessidades e desejos. Há um provérbio que diz: "Semeia-se pensamento, colhe-se ação; quando se semeia conduta, colhe-se caráter; quando se semeia caráter, colhe-se destino". A história está repleta de vontades variáveis que transformaram o futuro com um impacto incalculável. Vamos examinar um exemplo.





Quando Davi lutava contra os filisteus, sentiu imensa saudade de casa e desejou tomar um pouco da água de sua cisterna em Belém. Três de seus principais guerreiros, em uma operação secreta e arriscada, conseguiram passar furtivamente pelas linhas inimigas e chegar até a cisterna. Lá encheram uma vasilha que traziam consigo e retornaram, sem serem percebidos, ao lugar onde estava Davi, ainda saudoso de casa. Podem imaginar a alegria interior que sentiram ao se aproximar dele. Tiraram a vasilha de sob suas capas, encheram um copo com água, e disseram: "Davi - direto de sua cisterna em Belém!". Entretanto, Davi fez uma pausa. Quando percebeu que haviam arriscado a vida para lhe trazer um gole de água, pegou o copo e, de modo surpreendente, derramou a água no chão, afirmando que não poderia aceitar um presente que tivesse colocado em risco a vida de outros apenas para lhe dar prazer. Os soldados ficaram estupefatos (v. 2Samuel 23.15-17).

Foi um ato nobre da parte do rei. Enquanto lia, pensei: "O que teria acontecido se Davi tivesse reagido do mesmo modo quando viu Bate-Seba?" A resposta é que grande parte da história do Antigo Testamento teria sido alterada. Mas, infelizmente, a vontade de Davi o traiu naquele momento, e as consequências para ele e para outros foram desastrosas.

Podemos nos lembrar de momentos como essa em nossa vida - momentos em que nossa resposta podia ter sido diferente.

A vida disciplinada, que leva ao poder de dizer não, escapou a Davi. Essa escolha o levou a fazer outras escolhas devastadoras para a vida comprometida e criou um apetite para todo tipo de coisas erradas. G. K. Chesterton disse certa vez que há muitos ângulos nos quais se pode cair e apenas um ângulo onde se fica em pé. Da próxima vez que meditar sobre o poder da vontade, pense não apenas na escolha imediata, mas em todas as outras consequências que a escolha incorreta poderá acarretar.


O Grande Tecelão - Ravi Zacarias - Págs. 127 e 128 - Shedd Publicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário