sábado, 28 de maio de 2022

pecados intocáveis - Ira - (parte III)

 Pecados intocáveis – Jerry Bridges


Como lidar com a ira: temos de levar em conta a soberania de Deus em todas as circunstâncias. Deus não instiga ninguém a pecar contra nós, mas permite que isso aconteça, e a permissão tem sempre um objetivo – geralmente é para que fiquemos mais parecidos com Cristo. Quando os irmãos de José pecaram de modo tão grave contra ele e o venderam à escravidão, o rapaz não ficou amargurado, e até lhes explicou: “Não fostes vós que me enviaste para cá, mas sim Deus” (Gn 45.8). Segundo a Bíblia, durante o tempo em que foi escravo na casa de Potifar e ficou na cadeia por um crime que não havia cometido, José nunca se mostrou amargurado. Na verdade, a Bíblia afirma que ele realizou muito bem suas obrigações (certamente esta não é a atitude de alguém amargurado) e que era tão respeitado por Potifar e o carcereiro que os dois lhe delegaram tarefas de grande responsabilidade.

 

Descobri que crer na soberania de Deus é minha primeira defesa contra a tentação de permitir que a ira domine meus pensamentos e emoções. Se quero mesmo lidar com a tentação, preciso lembrar-me de que as atitudes de outra pessoa (ou pessoas) que despertaram minha ira estão sob o controle absoluto de Deus. Embora as atitudes sejam erradas em si, Deus irá usá-las em meu benefício, como José disse aos seus irmãos: “Certamente planejastes o mal contra mim. Porém Deus o transformou em bem” (Gn 50.20).

 

Como já observei, o bem talvez seja a oportunidade de ficarmos mais parecido com cristo. Mas pode ser que Deus tenha outros objetivos em mente, como o de nos preparar para tarefas maiores. Talvez nunca saibamos porque Deus permitiu uma situação que fez despertar nossa ira. Importa saber que, por mais difícil que seja a circunstância, e por mais forte que seja a tentação de explodir de ira, Deus tem o nosso bem em vista. Refletir seriamente nesta grande verdade – a soberania de Deus – é meu primeiro passo para desarmar a ira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário