quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O tratamento completo


Acho que uma grande quantidade de pessoas já se aborreceu com [...] as palavras divinas: “Sejam perfeitos”. Algumas pessoas parecem achar que isso significa: “enquanto vocês não forem perfeitos, eu não os ajudarei”; e como não conseguimos ser perfeitos, se Cristo quisesse dizer isso mesmo, então a nossa situação é desesperadora. Mas eu não acredito que ele quis dizer isso mesmo. Eu desconfio de que ele quis dizer: “A única ajuda que eu lhe darei será para vocês se tornarem perfeitos. Você pode até querer algo menos, mas eu não lhe darei nada menos do que isso”.

Deixe-me explicar. Quando criança, muitas vezes eu tinha dor de dente, e sabia que, se eu falasse com a minha mãe, ela me daria algo que parasse com a dor durante aquela noite e me deixasse dormir. Mas eu não procurava a minha mãe – pelo menos não até a dor ficar realmente ruim. E eu tinha boas razões para tanto. Eu não duvidava que ela iria me dar aspirinas; mas eu sabia que ela também faria algo mais. Eu sabia que ela me levaria ao dentista na manhã seguinte. Eu não podia obter dela o que eu estava querendo a não ser recebendo algo mais, que eu não queria. Eu desejava alívio imediato da dor; mas eu não o podia obter sem ter os meus dentes tratados permanentemente. E eu conhecia bem os dentistas; sabia que eles começavam a procurar outros dentes que ainda não começaram a doer. O lema deles é que é melhor prevenir do que remediar e, se você lhes dá um dedinho eles querem a mão toda.

Agora, se eu puder colocar dessa maneira, o Nosso Senhor é como um dentista. Se você lhe dá um dedinho só, ele o toma pela mão toda. Dezenas de pessoas o procuram para serem curadas de algum pecado particular do qual tem vergonha (como masturbação ou covardia física) ou de qualquer coisa que as incomode cotidianamente de forma clara (como mau humor ou bebedeira). Bem, ele o curará, sim; tudo bem; mas ele não irá parar por aí. Pode até ser que isso seja tudo o que você tenha pedido a ele; mas, uma vez que você o chame para entrar, ele lhe oferecerá tratamento completo.

C S Lewis – Cristianismo Puro e Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário