quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Encare as circunstâncias como uma oportunidade para um milagre



Houve um poderoso homem de Deus chamado Paulo, que sabia o que era uma vida de milagres. O poder miraculoso de deus era manifestado nesse grande apóstolo de maneira tão magnífica “que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles” (Atos 19.12).
         Ao analisar algum milagre específico experimentado por Paulo, lembre-se de que isso é algo que não pode ser realizado por meios humanos – trata-se de uma manifestação da parte de Deus que ocorre em nossa vida para que possamos resolver situações impossíveis de solucionar por meios naturais.
         No texto em estudo, vemos Paulo diante das seguintes circunstâncias:
1.       Foi acusado injustamente (v. 19-21);
2.     Rasgaram as suas roupas e açoitaram-no (v. 22);
3.     Lançaram-no na prisão e colocaram os seus pés no tronco (v. 23,24).
Se Paulo realmente precisava de uma intervenção divina, esse era o momento!
         Tente colocar-se no lugar dele. Como você teria reagido? Muitos cristãos hoje não sabem lidar com adversidades. Ficam temerosos, confusos, irados, ultrajados e mergulhados e mergulhados em autocomiseração. Muitos questionam a Deus: “Por que permitiste que isto acontecesse comigo? Por acaso não me amas? Por que te esqueceste de mim?”.
         Esses cristãos acham que a vitória é ausência de sofrimento ou de problemas. Ou então crêem que a vitória só acontece quando a batalha termina, quando o sofrimento chega ao fim ou quando têm todos os problemas resolvidos.
         Entretanto, Deus nunca nos prometeu isenção de problemas ou sofrimento. Ele prometeu paz e poder para vencer! (Jo 16.33). No texto em estudo, Paulo nos deu um exemplo de vitória em meio à batalha.
         Imaginemos o apóstolo na prisão. Ele estava sentado no chão frio e duro, incapaz de mover-se, com os pés presos firmemente ao tronco e o sangue vertendo dos ferimentos em suas costas. Em meio a essa circunstâncias, Paulo teve o profundo discernimento de que Deus estava no controle de tudo e que ia libertá-lo.
         Podemos visualizá-lo erguendo os olhos e as mãos lentamente, em direção ao céu. Em meio àquela situação, Paulo começou a entoar cânticos de louvor e adoração a Deus. Cantando cada vez mais alto, a sua voz ecoou pela prisão. Silas uniu-se a ele, e os dois encheram o ar da noite com cânticos, até que a presença poderosa de Deus invadiu todo o cárcere. De repente, Deus interveio nas circunstâncias com um milagre! (v. 25,26).
         E o Senhor não apenas supriu a necessidade de Paulo e Silas com um milagre: como resultado da manifestação de seu poder, o carcereiro foi salvo com toda a sua casa (v. 27-34).
         Se você mantiver os olhos fixos em Deus e uma atitude de fé e gratidão para com aquele que o amou e salvou com o seu sangue, esse mesmo poder miraculoso lhe estará disponível. Tenha fé e receba o milagre!



         “Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”. Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela!” No mesmo instante o espírito a deixou.
         Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades. E levando-os aos magistrados, disseram: “Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, propagando costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar”.
         A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instruções para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e catando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados, imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.”
Atos 16.16-26
  

Bíblia de Estudo – pag. 1435, 1436 – editora Central Gospel

Um comentário:

  1. todos os grandes homens profetas da biblia não receberam seus milagres de mão beijada, mais pagaram um preço muitas vezes caro para os olhos humanos...muitas vezes nós esperamos um milagre em situações que nos mesmos podemos resolver, Deus é um Deus do impossivel ele vai faser aquilo que não é possivel para o homen, aquilo que nós podemos faser ele não vai faser por nós.
    A oraçâo sem ação muitas vezes não é o bastante.

    ResponderExcluir